Aluno de licenciatura em Matemática a distância é aprovado em mestrado

Cícero Firmino é professor da rede municipal de Branquinha e vai cursar mestrado profissional

29/01/2015 18h35 - Atualizado em 29/01/2015 às 18h36
Cícero Firmino e seu orientador Amauri Barros

Lenilda Luna - jornalista

Em um único dia, foram muitas as emoções para Cícero Firmino. O professor da rede pública municipal de Branquinha apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso na segunda-feira (26) e, no mesmo dia, graduou-se em licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas. A pressa era para não perder o prazo de matrícula no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), para o qual foi aprovado na seleção de novembro de 2014.

O trabalho intitulado Uma proposta didática para abordar os números irracionais no ensino médio foi apresentado para a Banca Examinadora, composta pelos docentes do Instituto de Matemática, Amauri da Silva Barros (orientador), Isadora Maria de Jesus e Paulo Roberto Lemos de Messias. Logo após a defesa, Cícero Firmino esteve no gabinete do reitor Eurico Lôbo para a Colação de Grau.

O professor iniciou a licenciatura em Matemática em 2010, na modalidade a distância, oferecida pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). "Foi uma oportunidade de fazer a graduação na minha cidade, sem deixar a sala de aula. Sou efetivo da rede municipal e prestador de serviço no Estado. São 40 horas semanais de trabalho. Se não fosse a UAB, seria difícil cursar o ensino superior", relatou Cícero.

Em 2014, ainda cursando a licenciatura, Cícero foi aprovado no Profmat, mas não pôde cursar, porque ainda não havia se graduado. Mas, no fim do ano, ele foi novamente aprovado e, dessa vez, correu atrás para não perder os prazos. "O Profmat é uma grande oportunidade de qualificação que vai fazer a diferença na minha carreira docente e também é fundamental para melhorar a qualidade do ensino no Estado de Alagoas", ressaltou Cícero.

Cícero pretende continuar lecionando e vai se candidatar aos concursos que surgirem na área. "Com mais qualificação, tenho chances em uma próxima seleção para professor da rede estadual. Gosto de ensinar, de estar em sala de aula. Para mim, é uma grande satisfação contribuir para o desenvolvimento intelectual e profissional dos jovens do interior do Estado", declarou o professor.

Licenciatura a distância

O curso de licenciatura em Matemática pela UAB, no qual Cícero Firmino se formou, recebeu nota máxima na primeira etapa do processo de reconhecimento. "A comissão de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep/MEC) analisou o curso em dezembro de 2014. O curso recebeu o conceito máximo na primeira etapa do processo. Resta agora avaliar um ou dois polos de apoio presencial, no interior, para composição do conceito final do curso", explicou o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros.

Licenciatura em Matemática a distância foi implantado em 2009, sob a liderança do professor Amauri Barros, inicialmente com três polos de apoio presencial em Maceió, Maragogi e São José da Laje. Atualmente já conta com polos em nove cidades do interior e também na capital. O coordenador atual do curso é Ivan Araújo Cordeiro de Albuquerque. "Muito embora ainda não seja o conceito definitivo, essa primeira avaliação com conceito 5 já é motivo de muito orgulho para o Instituto de Matemática da Ufal e para toda comunidade alagoana", destacou Amauri Barros.

Segundo o pró-reitor, os cursos na modalidade a distância passam por um crivo bastante rigoroso nos diversos processos avaliativos. "Além de avaliar a organização  didático-pedagógica, a infraestrutura e o corpo docente, todo aparato tecnológico é cuidadosamente verificado nas visitas in loco da equipe do Inep/MEC. Os frutos do trabalho iniciado em 2009 já são visíveis, com os primeiros alunos formados nos três primeiros polos e também pelo resultado desta primeira avaliação", comemorou.

Amauri Barros informa ainda que, conforme acompanhamento da coordenação do curso, todos os concluintes já estão atuando no ensino básico e muitos foram aprovados no último concurso da Secretária de Educação do Estado e noutros concursos de Prefeituras. "Um grande exemplo de superação e qualidade do curso é o aluno Cicero Firmino de Goes, do polo de São José da Laje, que concluiu o curso e já vai iniciar o mestrado", ressaltou.

Profmat

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), foi idealizado em 2011 pelos professores Marcelo Viana, atual presidente da SBM, e Hilário Alencar, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O principal objetivo dessa pós-graduação stricto sensu  é qualificar os professores da disciplina que atuam na educação básica.

Recentemente, o curso foi avaliado pela Capes e recebeu a nota máxima, 5. O curso é semipresencial, realizado por uma rede composta de 90 campi e está inserido em 67 instituições de ensino superior. Na Ufal, o Profmat já formou 24 mestres. Atualmente, 47 alunos estão cursando. Em março deste ano, mais 30 alunos devem iniciar o mestrado, entre eles, o professor Cícero Firmino.