Estudantes de Comunicação Social promovem exposição O Olho da Rua

17/11/2014 18h23 - Atualizado em 18/11/2014 às 00h51
Foto da aluna Priscila Anacleto

Renata Baracho - estudante de Jornalismo

A partir desta terça-feira, 18, o bloco de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) deixará de ser apenas um local de passagem e se tornará também motivo de parada e observação. Durante dez dias, servirá como galeria para a exposição O Olho da Rua, com curadoria da professora Janayna Ávila e monitoria da fotógrafa Renata Baracho. A abertura será realizada a partir das 17h.

Esta é a segunda exposição realizada a partir da disciplina de Fotografia. Uma única manhã no Pontal da Barra, último bairro na saída pelo litoral Sul de Maceió, possibilitou que os 21 estudantes de Jornalismo e Relações Públicas fizessem diversos registros que compõem a mostra coletiva, que busca um olhar menos documental sobre o cotidiano do lugar – mais conhecido pela lagoa e pelo artesanato. "Há também imagens que revelam frestas, cantinhos, aspectos quase invisíveis diante do ritmo frenético da rotina, numa clara e louvável ousadia”, diz a professora Janayna Ávila.

Para exercitar um olhar artístico sobre o cotidiano, a disciplina propõe que os alunos se desprendam do fotojornalismo praticado em outras ocasiões dentro do curso de Comunicação. “Perceber as possibilidades presentes nas cores, texturas e irregularidades e me abster da busca constante apenas por uma imagem de notícia tem exigido muito de mim, mas saio ciente do que posso aprimorar e este foi meu maior ganho”, declarou Bianca Ferraz, estudante de Jornalismo.

Para o estudante de Relações Públicas, Rodolfo Ventura, o que mais marcou na disciplina foi perceber, principalmente a partir dos trabalhos apresentados, que a fotografia e o fotógrafo não se reduzem à câmera que é utilizada. Na mostra, estarão expostas fotografias feitas com diversos dispositivos, desde câmeras profissionais a smartphones.

A exposição poderá ser conferida até o dia 28, no bloco no curso de Comunicação Social, que funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h, no Campus A.C. Simões, em Maceió.