Estudantes de Pedagogia e Filosofia participam de Congresso Internacional

Alunos apresentaram pesquisas sobre ensino nas escolas alagoanas

14/10/2014 19h42 - Atualizado em 16/10/2014 às 15h20
Carlos Arthur, José Aparecido e José Anderson

Rosiane Martins - estudante de Jornalismo

Os congressos acadêmicos mais do que uma boa oportunidade para obter horas de atividades complementares, são possibilidades para adquirir e trocar conhecimento. Por se tratarem de atividades educacionais fora da sala de aula, oferecem aos participantes a convivência com outros cenários, outras realidades que, somadas à realidade de cada um, transformam-se em aprendizagem.

Pensando nisso, alunos dos cursos de Filosofia e Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) apresentaram trabalhos sobre o ensino de filosofia em Alagoas no Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (Educon) realizado em Aracaju-SE. A 8º edição do Educon contou com palestras, mesas-redondas e minicursos.

Os estudantes participantes do congresso foram Aline Patrícia Sobral, Pércia Alves Silva, Julianne Tenório dos Santos, Ayza Ramalho Damasceno, Isabel Ferreira, Robertina Teixeira, Carlos Artur Costa, José Anderson de Oliveira, José Aparecido de Oliveira e Ricardo Max Lima Cavalcante.

Segundo a professora Elisabeth Amori, graças às atividades desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), esse foi o 3º evento fora de Alagoas que os alunos participam. O estudante José Aparecido já está com mais dois artigos aceitos em dois congressos fora do Estado para este ano: o 2º Encontro ANPOF Ensino Médio, que será realizado em São Paulo, e o Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic), no Rio Grande do Norte .

“A participação nestes eventos, além de importantes para o curriculum lattes, é um meio de mostrar as atividades que estão sendo desenvolvidas na Ufal e nas escolas participantes do projeto”, destacou José.

Os congressos nacionais e internacionais oferecem aos seus participantes a oportunidade de desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão. A maioria desses encontros possibilita aos estudantes o debate de ideias e a apresentação de trabalhos científicos, motivando os interessados a apresentarem suas pesquisas e projetos a outros pesquisadores com possibilidade de publicação em revistas nacionais.

"A meu ver, o curriculum lattes e a vida acadêmica pessoal são secundários ao se produzir um trabalho, visto que o papel da universidade é produzir conhecimentos para a humanidade e para a sociedade que a mantêm. O Educon serviu então de propagação daquilo que está sendo produzido pelos estudantes de filosofia, pedagogia e de outras licenciaturas, aumentando os laços entre estes cursos", ressaltou Ricardo Max,  estudante de Filosofia  que, pela primeira vez, participa de um evento acadêmico.

Sobre o evento

O Educon está na 8ª edição. É um evento internacional de periodicidade anual e este ano foi promovido pelo grupo de pesquisa CNPq da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tem como objetivo principal a divulgação e a socialização das  pesquisas que envolvem a educação e suas complexidades, promovendo o debate e a socialização do conhecimento produzido sobre relevantes temas da Educação no Brasil e no  mundo, sem perder de vista as diferentes perspectivas teóricas e políticas que estimulam pesquisadora, docentes e estudantes e profissionais de áreas afins.