Estudantes apresentam trabalho em Encontro Regional de Educação Musical

O encontro acontece no Maranhão, na próxima semana, de 29 a 31 de outubro

24/10/2014 11h07

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo 

Estudantes do curso de Música Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) irão participar do 12º Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical (Abem), que acontece de 29 a 31 de outubro, no Maranhão, apresentando um pôster sobre o Projeto de Música do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Esta é a primeira vez que o curso leva um grupo tão representativo para um encontro fora de Alagoas. 

O grupo composto por treze alunos e dois ex-alunos do curso, hoje professores da rede pública de ensino, irão apresentar o trabalho que vem sendo realizado em duas escolas públicas do Estado, enfatizando as ações pedagógicas implantadas desde o início do ano, dentro do projeto Pibid Música. O projeto, coordenado pelo professor Marcos dos Santos Moreira, fazia parte do Pibid Artes, mas desde 2009 acontece de forma independente, após se verificar a necessidade de se enfatizar a música e seus conteúdos, com a sanção da Lei 11.769/2008, que determina a obrigatoriedade do ensino da música nas escolas. 

Para o educador musical a lei é uma grande conquista para o país, mas significa também grandes desafios para ter propostas consistentes de ensino de música nas escolas de educação básica, razão, inclusive, pela qual os encontros da Abem vêm se dedicando a discussões, reflexões e ações relacionadas a essas práticas, no qual o trabalho desenvolvido pelo grupo da Ufal se encaixa perfeitamente. Na ocasião, o professor, aproveitará para fazer o lançamento simbólico de seu livro A História das Mulheres em Bandas de Música, que terá seu lançamento oficial em Portugal, no dia 5 de outubro, numa promoção da editora independente Cardoso e Conceição. 

No livro, resultado de uma pesquisa de doutorado de tr~es anos, o professor percorre a historicidade da presença feminina nas bandas filarmônicas do nordeste brasileiro e do norte de Portugal e a criação de bandas exclusivamente femininas, discutindo a relação das mulheres com os instrumentos, a formação de maestrinas e os preconceitos enfrentados por elas. 

Encontro Regional Nordeste da Abem 

O Encontro acontece desde 2002 e já chegou a ser realizado em Alagoas nos anos de 2004 e 2005. Nesta edição está sendo organizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com apoio de outras universidades, e terá como tema Educação musical: formação humana, ética e produção de conhecimento.

Com o objetivo de refletir sobre a produção de conhecimento em educação musical e sobre o papel da área na formação humana nos diferentes níveis e contextos de ensino, abordará diversos tópicos, como a formação de professores; inserção da música e da educação musical nos diferentes espaços sociedade; e desafios e possibilidades para o fortalecimento do ensino de música em escolas de educação básica. 

Mais informações no site do Encontro.