Assistência Estudantil: últimos dias para entrega de documentação

O prazo se encerra nesta sexta-feira, 29 de agosto

28/08/2014 11h23 - Atualizado em 28/08/2014 às 11h31

Rose Ferreira – jornalista colaboradora

Os estudantes de graduação de cursos presenciais que se inscreveram nos programas de assistência estudantil da Ufal têm até esta sexta-feira, 29 de agosto, para entregar a documentação exigida no Edital. A recepção dos documentos está sendo realizada das 8h às 17h, nos auditórios da Reitoria e do Centro de Interesse Comunitário (CIC).

“É imprescindível que o aluno apresente a documentação exigida para que o processo tenha continuidade. A não entrega de documento implicará no indeferimento do processo”, explica Erivaldo Farias, Gerente de Assistência Estudantil.

Serão oferecidas 450 vagas para Bolsas Pró-graduando (antiga bolsa Permanência/Painter + Restaurante Universitário; 19 vagas (10 masculinas e 9 femininas) para Residência Universitária; 100 vagas para o Restaurante Universitário do Campus A.C. Simões; 20 vagas para o Restaurante Universitário do Campus Delza Gitaí (Centro de Ciências Agrárias); e 20 vagas para auxílio-alimentação (para os alunos da graduação em artes do Espaço Cultural). O quantitativo de vagas para os alunos que necessitam de Bolsa Pró-graduando + Restaurante Universitário + Residência Universitária dependerá da seleção de cada demanda distintamente.

Sobre as bolsas

O Programa Bolsa Pró-Graduando (BPG) tem o objetivo de atender ao estudante em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, para ampliar as suas condições de permanência durante sua formação acadêmica presencial. Os alunos bolsistas recebem um valor de R$ 400,00 e desempenham atividades com carga horária de 12 horas semanais, prioritariamente em setores e áreas de sua formação acadêmica.

O Programa de Ações Interdisciplinares (Painter) consiste numa modalidade da BPG e possibilita a atuação do estudante em projetos interdisciplinares. O Painter possui edital específico para seleção de projetos nas diversas áreas de conhecimento, com posterior encaminhamento de bolsistas selecionados, dentre os estudantes classificados no edital em vigor. O bolsista também recebe o valor de R$ 400,00 e deve disponibilizar uma carga horária de 20 horas semanais.

O Programa Restaurante Universitário (RU), no âmbito do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), atende com isenção de taxas aos estudantes em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, avaliados pelo Serviço Social da Proest. Os bolsistas BPG e Painter terão acesso automático ao RU. Os estudantes dos cursos de graduação em Artes são atendidos, dentro das possibilidades, pelo auxílio-alimentação, no valor de R$ 150,00.

Já o Programa Residência Universitária visa oferecer uma política de moradia estudantil para uma determinada parcela dos estudantes de graduação presencial oriundos de outros municípios do Estado e de outros Estados da Federação, favorecendo as condições para a permanência do estudante na educação superior.

Mais informações através do telefone (82) 3214-1079, pelo e-mail editaldaassistenciaestudantil@gmail.com ou no próprio Edital publicado no site da Copeve.