Secretaria Municipal de Saúde convoca universitários para trabalhar em pesquisa

Inscrições poderão ser realizadas até quinta-feira na sede da Secretaria

20/08/2014 10h36 - Atualizado em 20/08/2014 às 10h38

Fonte: Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde abriu inscrições do processo seletivo simplificado para contratação temporária de candidatos, com o objetivo de desenvolver, no período de 1º a 30 de setembro, atividades de coleta de informações que farão parte do Inquérito Nacional sobre Violências e Acidentes em Serviços Sentinela de Urgência e Emergência – 2014. O processo seletivo é direcionado a acadêmicos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Serviço Social.

As inscrições poderão ser realizadas até quinta-feira, 21, na SMS, situada na Rua Dias Cabral, nº 569, Centro, sala 118, e os interessados deverão entregar, no momento da inscrição, histórico analítico escolar, comprovante de matrícula e currículo resumido. Poderão se inscrever os estudantes que estejam cursando a partir do 7º período e com disponibilidade para cumprir uma carga horária de 36 horas semanais. Além disso, o estudante deverá participar do treinamento – com carga horária de 8 horas – para a coleta dos dados da pesquisa, que será ministrado no dia 25 deste mês.

Importância

O Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva)  foi implantado com o objetivo de coletar dados e gerar informações sobre as violências e acidentes para subsidiar políticas em saúde pública direcionadas a estes agravos, buscando preveni-los. No Brasil, estes agravos representam a terceira causa de morte entre crianças (de 0 a 9 anos de idade), passando a ocupar a primeira posição na população de adultos jovens (de 10 a 39 anos de idade), decrescendo para a sexta posição entre os idosos (60 anos ou mais).

Em Maceió, a coleta de dados será realizada durante 30 dias consecutivos nas portas de entrada dos seguintes serviços de urgência e emergência: Hospital Geral do Estado Dr. Osvaldo Brandão Vilela – HGE (localizado no bairro do Trapiche da Barra) e Mini Pronto Socorro Assis Chateaubriand (no Tabuleiro do Martins).

Mais esclarecimentos podem ser observados no Edital nº 011/2014/SMS, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (19). Para outras informações, entrar em contato com a Coordenação do Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dant), pelo telefone 3315-5247, das 8h às 14h.

Para acessar o DOM, basta clicar aqui