Inscrições abertas para seleção de membros do PEC Engenharia

Interessados podem se inscrever até o dia 9 de setembro

28/08/2014 16h56 - Atualizado em 28/08/2014 às 17h01

Rosiane Martins - estudante de Jornalismo

O Programa Especial de Capacitação Discente (PEC) do Centro de tecnologia (Ctec) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com inscrições abertas para seleção de novos membros. Os interessados devem se inscrever até o dia 9 de setembro na sala de Permanência do PEC no Ctec, situado no Campus A.C. Simões, em Maceió.

Para realizar a inscrição é necessário levar a seguinte documentação: Requerimento de inscrição assinado pelo candidato e seu orientador, cópia do comprovante de matrícula do semestre corrente, cópia do histórico analítico, fotocópias da carteira de identidade e do CPF, uma foto 3x4, duas cartas de recomendação, entrevista escrita.

Processo seletivo

A seleção é direcionada aos estudantes que estejam cursando até o 7º período dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Engenharia de Petróleo que estejam vinculados a um projeto de pesquisa devidamente institucionalizado.

O processo seletivo será feito em duas fases: a primeira será constituída de análise das cartas de recomendação e da entrevista escrita e entrevista oral.  As entrevistas acontecerão de 22 até 26 de setembro, com divulgação do resultado no dia 1º de outubro.

A segunda é o estágio probatório, no qual os candidatos selecionados serão avaliados por sua iniciativa, convivência e empenho nas atividades desenvolvidas pelo grupo, bem como por sua organização, presença, etc. Esta fase acontecerá entre os dias 6 de outubro e 21 de novembro.

O resultado final será divulgado no dia 5 de dezembro.

O programa

O PEC surgiu em 2001 com a iniciativa de seis alunos de Iniciação Científica  que sentiram  necessidade de compartilhar as pesquisa e  idealizaram a criação de uma equipe de discentes com interesses em comum. Mas foi em 2009 que o Centro de Tecnologia decidiu unificar o PEC para todas as Engenharias do Centro (Atualmente Engenharia Ambiental, Civil, de Petróleo e Química).

O programa tem como principal objetivo o compartilhamento dos estudos e experiências entre diferentes áreas de pesquisa, buscando uma formação mais  completa para o aluno. O PEC também promove a iniciação científica no Ctec, realizando eventos para a divulgação e capacitação dos alunos das Engenharias, como cursos de capacitação, palestras e o maior congresso de engenharia de Alagoas, o Conecte (Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia).

Hoje, o grupo conta com 16 membros:  Cinco alunos de engenharia Ambiental, oito de Engenharia Civil e  três de Engenharia Química. O programa ainda incentiva e divulga a pesquisa na graduação, através de eventos, palestras e cursos.

Mais informações no site: http://www.ctec.ufal.br/pec