Estudantes convocados para o Enade 2014 devem conferir lista de inscritos

Até 29 de agosto o aluno deve consultar o site do Inep para verificar se foi inscrito pela coordenação do curso

14/08/2014 11h39 - Atualizado em 14/08/2014 às 12h29

Redação Ascom

Neste ano de 2014, o Ministério da Educação convoca todos os alunos ingressantes e concluintes dos cursos de licenciatura e engenharias e os de bacharelado em Arquitetura, Ciência Biológicas, Ciências Sociais, Física, Geografia, História, Matemática, Química, Sistemas de Informação. Isso inclui tanto os presenciais quanto os a distância. Essa convocação é para inscrição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Até 29 de agosto o estudante deve consultar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) para verificar se foram devidamente inscritos pelas coordenações dos respectivos cursos. Segundo o manual do Enade 2014, os estudantes habilitados devem acompanhar as etapas de inscrição no exame, bem como conhecer as exigências para sua participação. “Assumir sua responsabilidade neste processo, bem como realizar o exame de forma comprometida com um bom desempenho, é fundamental, tendo em vista garantir que os resultados do Enade sejam representativos dos processos de formação ofertados no país."

Dia 19 de setembro será divulgada a lista de inscritos e convocados ao Enade 2014 no site do Inep. Entre 21 de outubro e 23 de novembro, o aluno deve responder eletronicamente ao questionário do estudante, identificando seu local de prova. Já no dia da avaliação, 23 de novembro, quem for convocado deve chegar ao local com uma hora de antecedência, ou seja, ao meio-dia, horário de Brasília, apresentando documento de identificação com foto e caneta azul.

O Boletim de Desempenho do Estudante será divulgado no sistema Enade no segundo semestre de 2015. O MEC ressalta que os alunos que colarem grau até o dia 29 de agosto estão dispensados da inscrição do Enade. Caso vejam sua inscrição, devem procurar a coordenação de curso para que seja feita a exclusão.

O Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação e está completando dez anos de implantação. O objetivo da avaliação é acompanhar o funcionamento e a qualidade dos cursos das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). O resultado é um dos componentes para o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) que indica a qualidade dessas Ifes.

Portaria do MEC convocando para inscrições ao Enade

Clique aqui e faça a consulta

Em caso de dúvidas, os estudantes deverão procurar suas coordenações de curso para orientação. Também podem consultar o manual.