Festival Mundaú de Cultura Alagoana abre espaço pra folguedos e bandas locais

Evento acontece durante a programação do Enecom, realizado de 19 a 26, no campus da Ufal em Maceió

21/07/2014 12h30 - Atualizado em 11/08/2014 às 07h06

Márcio Anastácio – estudante de Jornalismo

O Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecom) apresenta, entre os dias 19 e 26 de julho, o Festival Mundaú de Cultura Alagoana. O evento reúne grupos folclóricos e artistas da cena musical contemporânea do Estado e acontece na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Campus A.C. Simões, em Maceió, sempre a partir das 22h.

A realização do Festival é da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos). E o nome não foi escolhido por acaso. Uma das principais lagoas do Estado, a Mundaú, com área de 23 km², localizada ao Sul de Alagoas, é considerada um ecossistema resistente, podendo se tornar um mangue em menos de 100 anos. Sua perpetuação se assemelha à resistência dos grupos folclóricos tradicionais.

O Mundaú de Cultura Alagoana é aberto e gratuito para toda a sociedade. Durante a programação, o evento apresenta suas atrações em noites temáticas, nas quais os assuntos misturam a cultura local com a história da terra e do povo alagoano.

Em oito dias de festas serão revividas as prévias carnavalescas do bairro de Jaraguá; ícones da cultura alagoana serão celebrados na noite Tororó do Rojão; símbolos icnográficos serão revistados na noite Gogó da Ema; e a culinária local, reverenciada nas noites Tapioca, Sururu de Capote e Massagueira. A força do Rio São Francisco será lembrada durante a noite Velho Chico. O Quebra de Xangô de 1912 também não será esquecido. A noite do Quebra vai contar aos participantes a importância histórica desse episódio de intolerância religiosa para saudar a liberdade de culto.

Realizado pela Enecos, por meio do Diretório Acadêmico Freitas Neto, o Festival Mundaú de Cultura Alagoana conta com apoio institucional da Ufal, da Fundação Municipal de Ação Cultural e do Estado de Alagoas.

O Enecom

A Ufal recebe, este ano, o Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecom). Com o tema Educação às avesas: da formação que temos à comunicação que queremos, a Enecos realiza, entre os dias 19 e 26 de julho, este que é considerado o maior evento brasileiro do gênero. Serão sete dias de apresentação de trabalhos científicos, audiovisuais, oficinas, minicursos, núcleos de vivência, grupos de discussões e painéis.

O tendo central é a qualidade de formação dos comunicadores sociais, mas a Enecos também abrirá outros debates durante a programação. É o caso das plenárias de mulheres e diversidade sexual, que irão colocar no centro das discussões as questões de gênero e opressões cotidianas vividas por gays, lésbicas, trans e bissexuais.

A expectativa da organização do Enecom é receber cerca de 800 estudantes vindos de várias partes do Brasil. Em Alagoas, e fora daqui, as delegações estaduais já organizaram suas caravanas para aproveitar a programação, que, segundo a organização do evento, está focada no debate social e na construção de uma sociedade, na qual os meios de comunicação possam servir ao povo e não apenas a interesses individuais.

Festival Mundaú de Cultura Alagoana
Realização: Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social