Estudantes criam portfólio que reúne biografias de enfermeiros alagoanos

Na última sexta-feira, os alunos encerraram a disciplina de Enfermagem, Saúde e Sociedade 2 com uma mesa-redonda e o lançamento do trabalho

16/07/2014 12h10 - Atualizado em 11/08/2014 às 07h06
Mesa-redonda e lançamento do portfólio encerrou a disciplina Enfermagem, Saúde e Sociedade

Pedro Barros - estudante de Jornalismo

Na última sexta-feira (11), os alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) encerraram a disciplina de Enfermagem, Saúde e Sociedade 2 de uma maneira diferente: promovendo uma mesa-redonda sobre entidades representativas da profissão e lançando um portfólio sobre alagoanos que contribuíram para esse ramo da saúde.

Além da professora titular da matéria, Regina Maria dos Santos e de Clódis Tavares, professora colaboradora, participaram do momento, formando a mesa-redonda, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas, Lúcia Maria Leite; a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Alagoas, professora Lenira Maria Vanderlei Almeida; e o enfermeiro Wellington Monteiro, representando o Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas. Cada um apresentou o que são e qual o trabalho dessas organizações.

"Os alunos fizeram várias experiências - pesquisas, entrevistas, visitas a museus - para formalizar a memória coletiva da enfermagem alagoana", explicou a professora Regina, que informou que dará continuidade à atividade nas próximas turmas. "Cada aluno entrevistou um enfermeiro que contribuiu de forma importante para a enfermagem no estado. Perguntamos sobre sua vida, sua infância, coletamos dados sobre sua formação e trajetória profissional e pudemos saber como estão essas pessoas hoje. Alguns já estavam bem idosos; outros já faleceram. No final, esse material foi reunido no portfólio", explicou a aluna Marina Bina.

"Aprendi tanto entrevistando quanto em sala de aula. A enfermagem tem uma história de luta muito bonita e é injusto, depois do que essas pessoas fizeram por nós, pararmos de lutar hoje", declarou a aluna Clara Maria. O momento foi encerrado com uma homenagem à professora Regina. "Conhecendo essas pessoas, quero que vocês decidam se é isso que realmente vocês querem seguir. Espero encontrar com vocês na profissão, levando todo o caráter amoroso e compassivo da enfermagem", desejou Regina.