Mais de cem estudantes concluem pós-graduação a distância em Direitos Humanos e Diversidade

Trabalhos finais abordaram assuntos atuais da sociedade como adoção, violência, bullying e o cárcere

10/04/2014 14h35 - Atualizado em 11/08/2014 às 07h05

Keila Wanderley – estudante de Jornalismo 

Os estudantes da segunda turma do curso de pós-graduação (lato sensu) em Educação em Direitos Humanos e Diversidade (EDHDI), na modalidade a distância, da Universidade Federal de Alagoas apresentaram o Trabalho Científicos Final (TCF) no último dia 29 de março, no auditório da Reitoria. O curso é vinculado ao Centro de Educação (CEDU) com a parceria da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied). 

A coordenação do curso montou dez bancas para avaliar os trabalhos de mais de cem alunos. Foram abordados diversos temas atuais durante as apresentações, entre eles o cárcere como habitação de apenados sob a ótica dos Direitos Humanos; o fenômeno bullying no cotidiano escolar; violência contra mulher; adoção homoparental; os desafios da política pública de segurança alimentar.           

De acordo com a coordenadora do curso, professora Mara Rejane Ribeiro, na segunda turma foram definidos pontos que resultaram em ajustes no Projeto Político Pedagógico do Curso. “Aperfeiçoamos a metodologia de trabalho e a didática de ensino, alterando, consideravelmente, as habilidades de produção científica dos alunos do curso”. 

Para o coordenador-geral da Cied, Luis Paulo Mercado, a conclusão de mais uma turma do curso de especialização em Direitos Humanos mostra a qualidade da formação oferecida pela Ufal na modalidade a distância. “O curso já está sendo programado para uma terceira oferta, pois existe uma grande demanda na área e também pelo sucesso atingido nas ofertas realizadas”.           

O vice-coordenador da Cied, Fernando Pimentel, ressalta que o curso de EDH atende a uma demanda importantíssima em Alagoas. “Um estado com índices alarmantes de violência e que este curso busca capacitar novos especialistas para trabalhar o tema da educação em direitos humanos no cotidiano das escolas. Se conseguirmos educar bem nossas crianças e jovens, teremos uma sociedade melhor. Por esta razão esta turma é tão importante, muito mais do que o fato de ser na modalidade EAD.”