Centro de Inclusão Digital inicia novas turmas

Aulas tiveram início nesta segunda-feira e o número de inscritos foi recorde para o primeiro semestre

10/04/2014 11h49 - Atualizado em 11/08/2014 às 07h05
Professor Pedro Nelson conversa com os estudantes

Ananiel Antonio - estudante de Jornalismo

Os alunos do Centro de Inclusão Digital (CID) do Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), receberam, nesta terça-feira, 8, a visita do pró-reitor estudantil, Pedro Nelson Bonfim, e da coordenadora geral Elaine Pimentel. Na oportunidade, eles deram boas vindas aos alunos do Curso de Introdução ao Linux, ministrado pelos instrutores Arnon Almeida e Kamilla Kemilly.

Na última segunda-feira, 7, a unidade deu início às aulas dos cursos de Informática Básica I e II, Introdução ao Linux e Montagem e Manutenção de Computadores. A Pró-reitoria Estudantil apoia as atividades que inserem os universitários no campo de aprendizagem. Pedro Nelson parabenizou as ações da nova coordenação, que hoje conta com projetos consolidados para a realização das aulas.

“Essas atividades servem como auxílio às pesquisas, pois desenvolvem habilidades no campo da tecnologia, cada vez mais necessário em quaisquer áreas do conhecimento. Esse trabalho é um importante referencial para a universidade”, comentou o pró-reitor, ao afirmar que as ações do Centro somam às experiências dos universitários.

A coordenadora do CID, professora Elaine Pimentel, destacou que com a ampliação do número de vagas, o interesse pelos cursos foi significativo, levando-se em consideração que o número de inscritos superou o de vagas, em apenas dois dias, no período de inscrições.

“É surpreendente o número de pessoas que se interessaram pelos cursos e acreditaram nessa proposta. Nosso compromisso é oferecer a oportunidade de inclusão digital e propiciar conhecimento tecnológico, importante no campo de pesquisa e também para a vida”, ponderou Elaine.

Em Maceió as aulas são ministradas por 6 alunos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação, de segunda a quinta-feira, em quatro horários, em um dos laboratórios do bloco 12, antigo Instituto de Computação (IC). Os cursos ajudam a explorar melhor recursos de edição de documentos, concepções de gráficos, além de proporcionar um embasamento em redes de computadores, uso de software livre e montagem e manutenção em informática.

Aluna passa a ser instrutora do CID em Arapiraca

A estudante do 5º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Arapiraca, Jiselli Albuquerque Macedo Rodrigues, foi aluna do CID, no minicurso Autocad, em 2013. Na próxima semana, Jiselli volta ao centro como instrutora. Ela ministrará a mesma disciplina que cursou no ano passado, hoje intitulada Desenho Vetorial e Criação de Impressos Acadêmicos. A estudante afirma que a capacitação a ajudou a desenvolver habilidades em sua área de formação.

“Foi uma experiência muito providencial. O curso aconteceu no momento em que eu precisava tirar dúvidas e me preparar para começar a por em prática os conhecimentos. Graças ao curso, tive uma base muito boa”, relatou Jiselli, ao afirmar que o Minicurso Autocad prepara o aluno na utilização de ferramentas que são a base para o trabalho de Arquitetura e Urbanismo. "É uma nova experiência, por estar começando ainda, mas posso dizer que me proporcionará conhecimento e prazer em poder contribuir para o aprendizado de outros colegas", declarou.

Em Arapiraca, os cursos também são ministrados por cinco alunos bolsistas do curso de Ciência da Computação e uma aluna bolsista do curso de Arquitetura e Urbanismo. Neste mês, estão sendo ofertados os cursos: Planejamento, Elaboração e Apresentação de Slides; Desenho Vetorial e Criação de Impressos Acadêmicos; e Edição de Trabalhos Acadêmicos, segundo a ABNT.

Histórico

O CID foi criado em 2009, através da Proest, com o objetivo de oferecer cursos de informática aos universitários atuantes em diversos campos de trabalho da universidade, que necessitavam, em seu dia-a-dia, de conhecimentos básicos para o manuseio de editores de texto e ferramentas tecnológicas diversas.

Em 2010, o projeto ganhou maior extensão, com a criação de outras unidades nas cidades de Arapiraca, Delmiro Gouveia e Palmeira dos Índios. Atualmente, a coordenação do CID, representada pela professora Elaine Pimentel, ampliou a oferta dos cursos, com a abertura de vagas para a comunidade acadêmica em geral, na capital e no interior.