Você está aqui: Página Inicial / Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

O que é uma incubadora de empresas?
De forma simplificada, uma incubadora de empresas é um mecanismo que se destina a apoiar empreendedores, proporcionando um ambiente encorajador e condições apropriadas para funcionamento de suas empresas como: serviços especializados de consultoria gerencial, orientação, espaço físico e infra-estrutura básica para seu funcionamento. Fazendo uma comparação com a incubadora de bebês, podemos compreender a incubadora como um ambiente confortável que irá aquecer e proteger a ideia de negócio, para que esta se fortaleça e se torne uma empresa de sucesso.

O que ela faz?
A incubadora desempenha um papel importante no desenvolvimento da cultura empreendedora de uma localidade. A existência da INCUBAL na Universidade Federal de Alagoas vem de encontro à necessidade do corpo docente e discente da UFAL em possibilitar a criação de negócios de base tecnológica de alto valor agregado no mercado, possibilitando a geração de empregos de padrão elevado e um forte incremento na renda. Ela é um ambiente criado para a prospecção e desenvolvimento de negócios advindos do ambiente da pesquisa e desenvolvimento universitários.

A incubadora empresta dinheiro ou financia negócios e/ou pesquisa?
Não. A incubadora não tem por objetivo emprestar dinheiro, financiar pesquisas ou empresas. Seu único propósito é incentivar e apoiar o surgimento de empreendimentos de sucesso, que sejam financeiramente viáveis e adaptados ao mercado mesmo após deixarem a incubadora, geralmente em um prazo de três ou quatro anos. Esse incentivo é dado através de serviços subsidiados.

Quais são as vantagens que a incubadora oferece?
As principais vantagens oferecidas pela incubadora são os seus serviços que ajudam a consolidar, como um empreendimento, a ideia inicial de negócio. Esses serviços são:

  • Eventos oferecidos aos projetos incubados e público externo: cursos, workshops, seminários e palestras;
  • Acompanhamento gerencial do desenvolvimento do negócio;
  • Consultoria contábil e jurídica;
  • Consultoria empresarial para elaboração e aplicação do Plano de Negócio;
  • Espaço físico para instalação do negócio, caso haja disponibilidade;
  • Infra-estrutura básica: água, luz, telefone e acesso à internet;
  • Infra-estrutura complementar (quando disponível): móveis para escritório e computador;
  • Serviços compartilhados de secretariado, fax e salas de reuniões;
  • Acesso à rede de relações da incubadora para busca de novas oportunidades de negócios.

 

    Fui selecionado para entrar na incubadora. E agora?
    Assim que selecionados, os responsáveis pelos projetos assinam um Termo de Adesão ao Programa de Incubação pela modalidade de Pré-Incubado com validade para um período de 12 meses, prorrogáveis por, no máximo, mais 12 mediante avaliação por parte da gerência e do parecer de consultores. São oferecidos treinamentos empresariais que abordam questões sobre Planejamento Estratégico, Finanças, Marketing, Formalização de empresas e outros tópicos. Essas temáticas podem ser abordadas na forma de palestras, workshops, cursos ou seminários e têm por objetivo dar uma introdução ao mundo empresarial.

    Durante o período de pré-incubação são ofertadas consultorias sobre Planos de Negócios, com o objetivo de apoiar a sua construção. A partir desta fase, é ofertada uma consultoria Contábil para que o projeto possa, então, tornar-se uma empresa a partir do registro de pessoa jurídica. Após a abertura de CNPJ, a empresa a ser incubada assinará o Termo de Adesão na modalidade de Incubada, para utilização dos serviços desta nova fase.

    Obs.: É importante salientar que os empreendedores envolvidos na fase de pré-incubação devem realizar o Plano de Negócios antes da formalização da empresa, pois há custos que a empresa registrada tem que arcar, mesmo que ainda não comercialize, logo, o Plano de Negócios é uma ferramenta auxiliar na medida da viabilidade de uma empresa. Além disso, é necessário que a empresa estabeleça um contador para cuidar de suas responsabilidades quanto às declarações fiscais, contábeis e de encargos sociais.

    Tenho uma grande idéia inovadora que quero incubar, mas não posso falar o que é, pois tenho medo que a copiem. O que devo fazer?
    Primeiramente é preciso compreender que não há segredos no mundo empresarial. Quando temos uma boa idéia de negócio e a empreendemos, mesmo que essa idéia seja inovadora e de alta tecnologia, fatalmente surgirão outras empresas com produtos/serviços similares ou idênticos.
    Para se esconder um segredo de um bom negócio só há uma maneira: não empreender, o que é a mesma coisa de não tê-lo. O melhor a fazer para se proteger uma idéia é utilizar os meios legais como o registro de marcas e patentes, que garantem o direito sobre ela. Para isso, temos o apoio no Núcleo de Inovação Tecnológica da UFAL.

    INCUBAL: (82) 3214-1121 / (82) 3214-1064

    incubal@gmail.com

    Facebook

    Twitter


    Topo