Perguntas Frequentes

O que é uma incubadora de empresas?

De forma simplificada, uma incubadora de empresas é um mecanismo que se destina a apoiar empreendedores, proporcionando um ambiente encorajador e condições apropriadas para funcionamento de suas empresas como: serviços especializados de consultoria gerencial, orientação, espaço físico e infraestrutura básica para seu funcionamento.

Fazendo uma comparação com a incubadora de bebês, podemos compreender a incubadora como um ambiente confortável que irá aquecer e proteger a ideia de negócio, para que essa se fortaleça e se torne uma empresa de sucesso.

 

O que ela faz?

A incubadora desempenha um papel importante no desenvolvimento da cultura empreendedora de uma localidade. A existência das incubadoras de empresas na Universidade Federal de Alagoas vem de encontro à necessidade do corpo docente e discente da UFAL em possibilitar a criação de negócios de base tecnológica de alto valor agregado no mercado, possibilitando a geração de empregos de padrão elevado e um forte incremento na renda. Elas são ambientes criados para a prospecção e desenvolvimento de negócios advindos do ambiente da pesquisa e desenvolvimento universitários.

 

A incubadora empresta dinheiro ou financia negócios e/ou pesquisa?

Não. A incubadora não tem por objetivo emprestar dinheiro, financiar pesquisas ou empresas. Seu único propósito é incentivar e apoiar o surgimento de empreendimentos de sucesso, que sejam financeiramente viáveis e adaptados ao mercado mesmo após deixarem a incubadora, geralmente em um prazo máximo de cinco anos. Esse incentivo é dado através de serviços subsidiados.

 

Quais são as vantagens que a incubadora oferece?

As principais vantagens oferecidas pela incubadora são os seus serviços que ajudam a consolidar, como um empreendimento, a ideia inicial de negócio. Esses serviços são:

  • Eventos oferecidos aos projetos incubados e público externo: cursos, workshops, seminários e palestras;

  • Acompanhamento gerencial do desenvolvimento da ideia;

  • Consultoria e assessorias para desenvolvimento da futura empresa;

  • Espaço físico para instalação do negócio, caso haja disponibilidade;

  • Infraestrutura básica: água, luz, telefone e acesso à internet;

  • Infraestrutura complementar: móveis para escritório e computador, caso haja disponibilidade;

  • Serviços compartilhados de secretariado, salas de reuniões e auditórios;

  • Acesso à rede de relações da incubadora para busca de novas oportunidades de negócios e novas parcerias.

 

Fui selecionado para entrar na incubadora. E agora?

Assim que selecionados na seleção, os responsáveis pelos projetos assinam um Termo de Adesão ao Programa de Incubação pela modalidade de Pré-Incubação. São oferecidas capacitações que abordam questões sobre modelagem de negócios, planejamento estratégico, finanças, marketing, formalização de empresas e outros tópicos. Essas temáticas podem ser abordadas em diversos formatos e têm por objetivo capacitar o empreendedor para lidar com o mundo empresarial.

A partir desta fase os empreendedores são estimulados a formalizar a empresa. Após a abertura de CNPJ, a empresa assinará o Termo de Adesão na modalidade de Incubação, para utilização dos serviços desta nova fase.

Vale salientar que os docentes envolvidos nos projetos podem se tornar sócios das empresas, apenas não na modalidade Sócio Administrador ou Sócio Gerente. Após a abertura de CNPJ, a empresa assinará o Termo de Adesão na modalidade de Incubação, para utilização dos serviços desta nova fase.

É importante salientar que os empreendedores envolvidos na fase de pré-incubação devem realizar o Plano de Negócios e/ou Canvas do Negócio antes da formalização da empresa, pois há custos que a empresa registrada tem que arcar, mesmo que ainda não comercialize, logo, o Plano de Negócios é uma ferramenta auxiliar na medida da viabilidade de uma empresa. Além disso, é necessário que a empresa estabeleça um contador para cuidar de suas responsabilidades quanto às declarações fiscais, contábeis e de encargos sociais.

 

Tenho uma grande ideia inovadora que quero incubar, mas não posso falar o que é, pois tenho medo que a copiem. O que devo fazer?

Primeiramente é preciso compreender que não há segredos no mundo empresarial. Quando temos uma boa ideia de negócio e a empreendemos, mesmo que essa ideia seja inovadora e de alta tecnologia, fatalmente surgirão outras empresas com produtos/serviços similares ou idênticos.

Para se esconder um segredo de um bom negócio só há uma maneira: não empreender, o que é a mesma coisa de não tê-lo. O melhor a fazer para se proteger uma ideia é utilizar os meios legais como o registro de marcas e patentes, que garantem o direito sobre ela. O Núcleo de inovação Tecnológica atua junto às empresas incubadas para assistência quanto à propriedade intelectual delas, realizando o depósito de patentes, registro de marcas e o acompanhamento destes processos (nit@propep.ufal.br, www.ufal.edu.br/nit, 3214-1064).

INCUBAL: (82) 3214-1121

 

Topo