Você está aqui: Página Inicial / Contato / Ouvidoria

Ouvidoria

O que é a Ouvidoria

Considera-se Ouvidoria Pública Federal a instância de controle e participação social responsável pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos, prestados sob qualquer forma ou regime, com vistas ao aprimoramento da gestão pública.

 Na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), A OG é um órgão de controle social que atua como um canal de comunicação entre o cidadão e o Estado, de modo que as manifestações decorrentes do exercício de cidadania provoquem contínua melhoria dos serviços prestados. 

Tipos de manifestações

  1. Sugestão: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública federal;
  2. Elogio: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;
  3. Solicitação: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;
  4. Reclamação: demonstração de insatisfação relativa a serviço público
  5. Denúncia: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.

Como tenho acesso a este serviço

Campus A. C. Simões, prédio da Reitoria, térreo. Horário: 8-17h

Telefones: (82) 3214-1908, 3214-1906

E-mail: ouvidoria@ufal.br

Como apresentar sua manifestação

  • e-OUV
  • Por e-mail: ouvidoria@ufal.br;
  • Através de requerimento ou documento entregue na Ouvidoria-Geral ou no protocolo;
  • Pessoalmente no local onde funciona a Ouvidoria-Geral;
  • Por telefone: através dos números (82) 3214-1908 (apenas para orientação)

Tratamento das manifestações no e-OUV:

Sugestão, reclamação, solicitação e denúncia recebida pela ouvidoria será oferecida resposta conclusiva dentro do prazo de 20 (vinte) dias, prorrogáveis, mediante justificativa, por mais 10 (dez).

Na impossibilidade de oferecimento de resposta conclusiva dentro do prazo, a ouvidoria oferecerá, mensalmente, resposta intermediária, informando o interessado acerca da análise prévia e dos encaminhamentos realizados.

A denúncia poderá ser encerrada quando:

  1. estiver dirigida a órgão manifestamente incompetente para dar-lhe tratamento;
  2. não contenha elementos mínimos indispensáveis à sua apuração; ou
  3. seu autor descumprir os deveres de expor os fatos conforme a verdade; proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé; não agir de modo temerário; ou prestar as informações que lhe forem solicitadas para o esclarecimento dos fatos.

O elogio direcionado a agente público específico deve ser a ele encaminhado, dando-se ciência à área de gestão de pessoas para eventual registro em folha funcional.
Parágrafo único. No caso do elogio, é conclusiva a resposta que contenha informação sobre o recebimento e, se for o caso, o encaminhamento.

Pesquisa de satisfação

Responda a pesquisa de satisfação da Ouvidoria.