Você está aqui: Página Inicial / Perguntas e respostas

Perguntas e respostas

Como funciona a Educação a Distância?

Existem leis que regulamentam a Educação a Distância. Além da Constituição, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, bem como portarias, resoluções e normas do Ministério da Educação e das Secretarias Estaduais de Educação, compõem a legislação brasileira sobre EAD.

Veja algumas Leis sobre o assunto:

Constituição Federal (artigos 205 a 214);

Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (DOU 23/12/1996);

Decreto nº 2.306, de 19 de agosto de 1997 (DOU 20/08/1997);

Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997 (DOU 18/04/1997).

 

O que é a Universidade Aberta do Brasil (UAB)?

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância.

 

 O que é o ambiente virtual de aprendizagem (Moodle)?

AVA UFAL é uma sala de aula virtual na qual o aluno tem a possibilidade de acompanhar as atividades do curso pela internet. O Centro utiliza a plataforma Moodle, um dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) mais utilizados no mundo. Os AVAs são espaços virtuais compostos por recursos tecnológicos voltados para o processo de ensino e aprendizagem. Por ser um software livre, o Moodle foi customizado e adaptado para atender às necessidades e exigências das formações ofertadas pela UFAL.

Os estudantes têm acesso à plataforma após a aprovação em seleção e cadastramento, por meio do qual recebe um usuário e uma senha pessoal para acesso, que pode ser feito a partir de qualquer computador conectado à internet. É por meio do AVA que o usuário poderá acessar os conteúdos disponibilizados pelos professores, além de postar atividades, interagir com outros usuários nos fóruns de discussão, tirar dúvidas via mensagens, entre outros recursos.

 

 Como me ingressar em um curso de graduação EAD?

Para ingresso nos cursos de graduação da UFAL, na modalidade a distância, o candidato deve participar de um concurso vestibular, realizado em uma etapa. A nota final dos candidatos será definida pela média aritmética simples das notas de cada uma das provas das áreas de conhecimento.

 A seleção é feita sempre por concurso público, regido por edital específico, disponibilizado nos sites da COPEVE, da Comissão Permanente de Vestibular da UFAL.

 

Como deve ser o perfil de um aluno que se propõe a fazer um curso a distância de graduação?

O perfil do aluno a distância é um pouco diferente do aluno do presencial. Os cursos a distância trazem uma riqueza de oportunidades e de situações de aprendizagem que motivam o aluno e ampliam seus horizontes, mas é preciso que o aluno aceite o convite de vivenciar e participar efetivamente das diferentes situações propostas. Em termos de faixa etária, o aluno da modalidade a distância, historicamente, tem um perfil mais velho, com média de 30 anos, já empregado no mercado de trabalho e com família, sob sua responsabilidade. No entanto, de uns anos para cá, esse perfil vem também agregando alunos mais jovens e com o binômio “mobilidade” (celulares, tablets, internet 3G e 4G) e o advento das “Redes Sociais”, como o Facebook, Twitter, LinkedIn, e outros, a tendência é a disseminação da modalidade.

Veja algumas dicas sobre o perfil do estudante a distância:

a)      Auto-organização para melhor constituir um plano de estudo;

b)       Gerenciamento do tempo para:

- Saber estruturar de forma flexível o trabalho acadêmico;

- Manter acessos regulares ao ambiente virtual;

- Aprimorar sua capacidade de interação e socialização;

- Além de administrar o tempo deve gerir os prazos;

- Defenir bem seus objetivos, metas e motivar-se permanentemente para alcança-los;

- Desenvolver a autonomia para resolver situações problemas, tais como pesquisa, leituras complementares, associar teoria e prática dentre outras;

- Intimidade com as tecnologias da informação.

 

Os cursos EAD são totalmente a distância ou possuem encontros presenciais?

Os cursos são semipresenciais, ou seja, desenvolvidos na modalidade a distância, com momentos presenciais obrigatórios, tais como avaliações, atividades em laboratórios, tutorias, seminários etc, geralmente, realizados nos polos de apoio presencial. Destaca-se que a apresentação das avaliações que fecham os períodos são, invariavelmente, presenciais.

 

Em cursos EAD, há aulas presenciais obrigatórias?

A Lei 5622/2005 em seu primeiro parágrafo diz:

“ § 1° A educação a distância organiza-se segundo metodologia, gestão e avaliação peculiares, para as quais deverá estar prevista a obrigatoriedade de momentos presenciais para:

I - avaliações de estudantes;

II - estágios obrigatórios, quando previstos na legislação pertinente;

III - defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos na legislação pertinente; e

IV - atividades relacionadas a laboratórios de ensino, quando for o caso."

 

 O que é um polo de apoio presencial?

De acordo com Decreto nº 6.303/2007, o polo de apoio presencial é a unidade operacional, no País ou no exterior, para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância; o polo é o espaço dotado de uma infraestrutura física e logística de funcionamento, reservado para o atendimento aos estudantes. O Polo fica localizado no município e é mantido pela prefeitura municipal ou Estado. Um Polo deve ser constituído com laboratórios de ensino e pesquisa, laboratórios de informática, biblioteca, recursos tecnológicos, entre outros, compatíveis com os cursos que serão ofertados.

 

  Posso fazer um curso à distância mesmo que na minha cidade não tenha um polo?

Sim. Você poderá fazer o curso de qualquer cidade, sendo obrigatório comparecer em um polo apenas nos encontros presenciais determinados pelo curso. A educação a distância não possui limite geográfico.

  

O diploma do curso a distância é reconhecido oficialmente?

Os cursos em EAD da UFAL possuem certificação do Ministério da Educação (MEC). Isto significa que o diploma dos cursos EAD oferecidos pela UFAL são reconhecidos oficialmente e tem a mesma validade que qualquer curso presencial.