Você está aqui: Página Inicial / Informes / Confira a lista de eventos para o próximo semestre nas áreas de Educação e Novas Tecnologias
20/06/2016 16h28

Conheça alguns dos principais encontros que acontecem no país

Arte de Divulgação. Fonte: Google

Janaina Alves – relações públicas

23º Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste

O campus Ministro Petrônio Portela da Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebe, entre os dias 20 e 23 de setembro, o 23º Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (Epen). O evento é realizado pelo Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da região Nordeste e faz parte de uma das cinco reuniões científicas regionais da ANPEd. O tema dessa edição é Caminhos da Pós-Graduação em Educação no Nordeste do Brasil: avaliação, financiamento, redes e produção científica. O objetivo é focar as categorias fundamentais para garantia do caráter estratégico da educação no Nordeste no desenvolvimento científico e tecnológico do país. Mais informações, acesse o site com a programação do evento.

2º Seminário Nacional do Observatório de Educação

Acontece, entre os dias 26 a 28 de setembro, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande (MS), O 2º Seminário Nacional do Observatório de Educação (OBEDUC). O tema deste ano é: Relações étnico-raciais, gênero e desigualdade social no ensino fundamental do 6º ao 9º ano em escolas públicas estaduais de Campo Grande (MS). Simultaneamente acontece o 7º Seminário Internacional Fronteiras Étnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão. O objetivo é promover reflexão e diálogo, além de fomentar o fortalecimento e a formação de redes de pesquisa, no que diz respeito ao currículo e relações étnico-raciais, gênero e desigualdade social.

A programação estará disponível em breve no site do evento. As inscrições já estão abertas. Clique aqui para se inscrever. Os interessados em apresentar trabalhos têm até o 22 de agosto.

1º Congresso Internacional de Educação

O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (Uniso) realizará nos dias 24, 25 e 26 de outubro o 1º Congresso Internacional de Educação, com o tema Cotidiano Escolar: (in)quietudes e fronteiras em conhecimentos e práticas educacionais.

A organização do evento está sob responsabilidade da Linha de Pesquisa “Cotidiano Escolar”, que tem como tema o cotidiano em suas conexões com a Educação, problematizando as relações contemporâneas neste/deste mundo em transformação. As discussões e propostas a serem apresentadas deverão se pautar em alternativas educacionais, por meio de estudos e pesquisas sobre as interfaces entre as práticas escolares e a vida cotidiana. Clique aqui para mais informações sobre o evento.

5º Colóquio de Pesquisa em Educação e Mídia

Evento que acontece entre os dias 17, 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. O objetivo do evento é reunir grupos de pesquisa cujo objeto de estudo é a relação entre a educação e as mídias. Trata-se de uma proposta que congrega diferentes universidades brasileiras que realizam pesquisas nesta área.

O evento é coordenado pelos programas de pós-graduação em educação do Estado do Rio de Janeiro e vem sendo sediado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Reflexões, trocas e produção, tema central deste encontro, busca possibilitar o intercâmbio de pesquisas que poderão ser materializadas em artigos ou capítulos de livros, bem como na elaboração de projetos envolvendo parcerias. Mais informações, pelo site do evento.