Apresentação

Objetivos

O Programa de Pós-graduação em Zootecnia tem como missão a formação de docentes, pesquisadores e profissionais especializados em produção animal e o desenvolvimento e difusão de tecnologias apropriadas, visando melhorar, de forma sustentável, os índices de produtividade atualmente praticados no Nordeste, e particularmente no Estado de Alagoas.

Histórico do programa

O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia – PPGZ/CECA/UFAL credenciado pela CAPES em 2008 iniciou suas atividades em março de 2009. É o único programa de pós-graduação em Zootecnia credenciado pela Capes no Estado de Alagoas tendo despertado o interesse de vários profissionais da área.

O programa participou de dois PROCAD, entre os anos de 2009 e 2012, sendo um com a UNESP-Jaboticabal (Desenvolvimento de Tecnologias para a Exploração Sustentável da Pecuária Nordestina) e o outro com a UFRPE (Consolidação do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Alagoas: Integração com a Universidade Federal Rural de Pernambuco com Ênfase na Formação de Recursos Humanos).

O PPGZ possui um projeto no âmbito do Programa Nacional de Pós-doutorado - PNPD, com a absorção de dois jovens doutores visando fortalecer o corpo docente ao contribuir para ampliar o número de docentes no programa. Nesse projeto está prevista a realização de dois projetos de pesquisa com disponibilidade de recurso para consumo, além de uma bolsa para cada jovem doutor inserido no PPGZ.

 

Obtenção de grau de mestrado

 

O título de Mestre em Zootecnia será conferido ao aluno que:

  1. Obtiver o mínimo de 40 (quarenta) créditos: 12 (doze) créditos obtidos com disciplinas obrigatórias (formação básica), 12 (doze) créditos obtidos com disciplinas eletivas (formação específica), 2 (três) créditos obtidos com a realização do estágio docência e 14 (catorze) créditos obtidos com a execução e elaboração da dissertação.
  2. Submeter-se e ser aprovado no exame de proficiência em língua estrangeira (Inglês).
  3. Submeter-se e ser aprovado no exame de qualificação.
  4. Defesa pública da dissertação, perante banca examinadora que a julgue e a aprove.
  5. Entregar o documento final de dissertação, acompanhado declaração do orientador, atestando que foram feitas as alterações sugeridas pela banca examinadora.

 

A estrutura curricular para atender a formação do discente nas linhas de pesquisas é composta de 20 (vinte) disciplinas: 3 (três) disciplinas obrigatórias, de formação básica e 17 (dezessete) eletivas, de formação específica. O programa contará anualmente com um número variável de disciplinas em Tópicos Especiais, ofertadas por docentes de instituições parceiras.

 

O estágio docência no Programa está sendo desenvolvido de duas formas:

1) No treinamento a docência, onde os discentes colaboraram em disciplinas da graduação, preparando material didático, ministrando aulas e avaliações, sob a supervisão dos docentes.

2) No treinamento a orientação, onde alguns discentes estão assumindo a co-orientação de TCC e também serão convidados a participar de bancas de graduação.

O Programa adotou o estágio docência como obrigatório, seja o discente bolsista CAPES ou não.