Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA) foi criado em 1999, com o nível de mestrado, na área de concentração em Produção Vegetal, desenvolvido sob responsabilidade do Centro de Ciências Agrárias da UFAL. O programa tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento da Região Nordeste, através da preparação de recursos humanos de alto nível em Agronomia e áreas afins, por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, fornecendo para a sociedade pessoal qualificado e com capacidade criativa e inovadora.

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia tem um corpo docente de 20 Professores, sendo 16 docentes permanentes e 4 colaboradores. De 2005 a 2017, foram concluídas 75 dissertações de mestrado e 05 teses de Doutorado.

O programa conta com 2 linhas de pesquisa: Melhoramento e Manejo de Culturas Tropicais e Ecofisiologia de Culturas Tropicais.

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Agronomia utilizam os laboratórios:

Laboratório de fisiologia; Laboratório de microbiologia Agrícola; Laboratório de Entomologia; Laboratório de Biotecnologia Vegetal e Genômica, Laboratório de Solos e Análise Foliar; Laboratório de Irrigação a Agrometeorologia, Laboratório de Solo, Água e Energia na Agricultura; Laboratório de Fitopatologia; Laboratório de Análise de Sementes; Laboratório de Melhoramento Genético de Cana-de-Açúcar.

Através de projetos de pesquisa (CNPq, FINEP, FAPEAL, FAPESP, RIDESA, Banco do Nordeste, Usinas de cana-de-açúcar e álcool, etc.) e de recursos da UFAL os laboratórios de Fitopatologia, Solos, Fisiologia Vegetal e Biotecnologia tiveram suas estruturas físicas reformadas e receberam novos equipamentos.