Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Engenharia de Energia

Engenharia de Energia

Ficha Técnica
Modalidade BACHARELADO
Tipo PRESENCIAL
Campus CAMPUS MACEIÓ
Períodos 10
Carga Horária 4298

Logo

ENGENHARIA DE ENERGIA

 

 

A crescente preocupação mundial com a poluição e suas consequências para o planeta faz com que o desenvolvimento de fontes limpas de energia seja primordial para minimizar os danos ambientais.

O curso de graduação em Engenharia de Energia se beneficia de matéria prima limpa, natural e abundante no Estado (sol, vento e oceano), visando o estudo e o desenvolvimento de tecnologias que permitam o aproveitamento e a geração de energia solar, eólica e oceânica. Somam-se a isso, a utilização dos recursos hídricos da região, cujo emprego na geração de energia representa uma parcela significativa da matriz energética nacional, e o aproveitamento da biomassa proveniente da cana de açúcar, já empregada por algumas usinas sucroalcooleiras como fonte de geração de energia. A utilização desta matéria prima está alicerçada na significativa área de plantio no Estado, bem como no reconhecimento nacional do Centro de Ciências Agrária da Universidade Federal de Alagoas em pesquisas voltadas ao desenvolvimento de variedades de cana de açúcar, por meio do Programa de Melhoramento Genético da Cana de Açúcar, além do mestrado profissional em Energia da Biomassa, com linhas de pesquisa em etanol, biodiesel, biogás e florestas energéticas.

O curso objetiva a formação de profissionais ecléticos, dotados de consciência política e visão global da conjuntura econômica, social, ambiental e humanística. Esses devem estar preparados para contribuírem na solução de problemas relacionados à geração de energia com visão crítica e transformadora da realidade regional e nacional. O Engenheiro de Energia, egresso deste curso, apresentará formação com ampla base científica e profissional, com conhecimentos técnicos, habilidades e competências.

 

 

Leia Mais