Você está aqui: Página Inicial / Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Como solicitar um acordo de cooperação com a UFAL?

Clique aqui para visualizar o necessário para um acordo de cooperação com a Universidade Federal de Alagoas.

 

Onde posso encontrar oportunidades de bolsas?

Você pode acessar aqui uma lista de instituições que oferecem bolsas de estudo no exterior. Também vale a pena conferir os programas regulares que a Ufal promove.

 

A ASI oferece o serviço de tradução de documentos ou tradução juramentada?

Não. A ASI não possui tradutores juramentados. O interessado pode procurar um tradutor juramentado no site da Junta Comercial do Estado de Alagoas – JUCEAL.
Nos casos de alunos da UFAL interessados em traduções de documentos desta (histórico analítico, boletim e diploma), a ASI oferece o serviço de certificação de tradução (PT-EN) – aceito na maior parte das universidades estrangeiras. O interessado deve enviar um email com a solicitação e documentos anexados para: asi.translate@gmail.com 

 

A ASI autentica cópia de documentos de alunos intercambistas?

Sim. Desde que o aluno tenha sido contemplado por um programa de mobilidade regular da UFAL.

 

A ASI aplica exames de proficiência em línguas estrangeiras?

Não. A ASI é um setor administrativo da UFAL. O interessado deve procurar a instituição responsável pela aplicação desses exames, tendo em vista o país de destino e o conhecimento linguístico demandado.

  • IELTS e TOEFL – língua inglesa;
  • OnDaf – língua alemã;
  • DELF, DALF e TCF – língua francesa;
  • DELE – que atesta o domínio da língua espanhola.

 

O Núcleo de Línguas (NUCLI) da Universidade Federal de Alagoas realiza a aplicação gratuita do TOEFL ITP – Institutional Testing Program, para alunos da graduação e pós-graduação. O resultado desse teste podem ser usado em alguns editais do programa Ciência sem Fronteiras e na admissão de alguns programas de pós-graduação em universidades brasileiras. As inscrições estão sendo feitas apenas pela internet. Não haverá cobrança de taxa de inscrição dos candidatos.

 

A ASI é responsável pela transferência externa para universidades estrangeiras?

Não. A ASI só é responsável pela transferência externa de estudantes nos casos de programas regulares de intercâmbio conveniados com a UFAL (Ciência sem Fronteiras, Erasmus Mundus etc). Os estudantes da UFAL que desejam estudar em universidades estrangeiras precisam atender aos requisitos da universidade de destino, independente da UFAL.

 

Estou voltando de um intercâmbio... Como posso solicitar a retirada do status “em mobilidade acadêmica”?

A solicitação deve ser feita diretamente à coordenação do seu curso na UFAL – normalmente através de um requerimento por escrito do interessado.

 

Estou voltando de um intercâmbio... Como posso dar entrada no processo de reaproveitamento de créditos (ou de disciplinas)?

O interessado em reaproveitar os créditos que cursou em uma universidade no exterior devem procurar a ASI com os seguintes documentos:

  • ementas de todas as disciplinas cursadas no exterior;
  • histórico analítico com as notas/conceitos das disciplinas cursadas no exterior;
  • requerimento assinado pelo interessado com todas as disciplinas que solicita aproveitamento da UFAL.

O processo será aberto pela ASI e encaminhado à unidade acadêmica para avaliação e parecer da coordenação do curso e do colegiado.

 

Como um estudante estrangeiro pode estudar na UFAL?

Os estudantes estrangeiros podem estudar na UFAL em um período de intercâmbio ou para obter um título acadêmico. Para isso, o interessado precisa estudar em uma das universidades parceiras da UFAL e se candidatar através de algum programa de mobilidade regular, como o PEC-G, do governo federal. Entretanto, todos os que desejam obter um título de graduação na UFAL devem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e seguir o devido processo seletivo.

 

A ASI participa de reuniões com delegações estrangeiras que tenham sido organizadas por unidades acadêmicas da UFAL?

Sim. Um membro da ASI poderá representar o setor nessas ocasiões, uma vez que  a unidade acadêmica solicite e desde que haja disponibilidade.

 

A ASI ajuda a comunidade acadêmica com visto?

Não. A ASI não oferece este tipo de serviço. Informações sobre visto devem ser verificadas junto ao consulado do país de destino. Clique aqui para acessar listagem dos consulados estrangeiros no Brasil.

 

A ASI está aberta para atendimento presencial aos membros da comunidade acadêmica?

Sim. A ASI está aberta para receber alunos, docentes e técnicos da UFAL no horário de atendimento ao público.

 

A ASI faz a revalidação de diplomas estrangeiros?

Não. Os portadores de um diploma emitido por uma instituição de ensino superior estrangeira devem procurar a decania do centro referente à área de conhecimento do título a ser revalidado em universidades autorizadas.

 

Vou receber uma delegação internacional na minha unidade acadêmica e quero assinar um Acordo nessa ocasião, como faço?

Você deve enviar um email para nossa secretaria (assessoria.asi.ufal@gmail.com)

 

Quem pode assinar um acordo internacional?

Apenas o dirigente máximo da UFAL – o Reitor - tem competência para assinar acordos acadêmicos internacionais, mesmo que sua aplicabilidade seja restrita a uma única unidade acadêmica.