Projetos de Cooperação em Pesquisa entre o Brasil e a Alemanha

error while rendering ufal.noticia.data

O objetivo do programa é apoiar projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica de Instituições de Ensino Superior do Brasil e da Alemanha que promovam a formação em nível de pós-graduação (doutorado sanduíche e pós-doutorado) e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores.

Participantes:

Instituições de ensino superior e de pesquisa brasileiras e alemãs, que formulam em conjunto um projeto de pesquisa

Inscrições: até 30 de junho

O programa PROBRAL é divulgado anualmente pela CAPES e pelo DAAD. O proponente brasileiro deve encaminhar um projeto em português à CAPES e o proponente alemão deve encaminhar o projeto equivalente à Central do DAAD em Bonn, contendo uma descrição da proposta de pesquisa conjunta, um cronograma de atividades de intercâmbio. Ambos os projetos devem ser idênticos quanto ao conteúdo, seguindo roteiro das respectivas agências.

Modalidades de apoio:

A CAPES arca com os custos de viagem e estadia na Alemanha dos participantes brasileiros e o DAAD com as despesas de viagem e estadia no Brasil dos participantes alemães.

Missões:

  •  estadias de até 30 dias para pesquisadores e docentes com doutorado

  •  doutorado-sanduíche e pós-doutorado, seguindo os critérios das duas agências

Duração:

O fomento ao projeto tem a duração de dois anos, podendo ser prorrogado por um terceiro ano e excepcionalmente por um quarto ano, dependendo de apreciação do Comitê de Seleção das duas agências.

PROBRAL II

Esta nova versão visa o incentivo e apoio a projetos de pesquisa que viabilizam um programa de doutorado com dupla titulação.

Informações:

CAPES: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/alemanha/probral

DAAD – no Brasil: ursula@daad.org.br Tel. 021 2553-3296 http://rio.daad.de

na Alemanha: pochert@daad.de e http://www.daad.de/probral