Diretor do Arquivo Nacional discute Memória no III Seminário de Internacionalização

error while rendering ufal.noticia.data

Na quarta-feira (10/11), o III Seminário de Internacionalização da Ufal realiza conferências no auditório da Biblioteca Central da Universidade, no Campus A. C. Simões. E a partir das 09:30 horas o evento apresenta conferência com Jaime Antunes da Silva, diretor do Arquivo Nacional, que vai apresentar o tema Arquivo e Memória – Uma Perspectiva Internacional.

A entrada no evento é gratuita. Para as conferências devem ser realizadas inscrições, já abertas, no site http://www.ufal.edu.br/asi .

Criado em 1838, o Arquivo Nacional é integrante da estrutura básica da Casa Civil da Presidência da República. Jaime Antunes da Silva é diretor-geral do Arquivo Nacional desde 1992 e dois anos depois assumiu a presidência do Conselho Nacional de Arquivos.

Antunes é também presidente da Comissão Luso-Brasileira de Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental - Seção Brasileira, e presidente da Associação Latino-Americana de Arquivos. Atuou em 2003 como presidente do Fórum de Diretores de Arquivos Nacionais do Mercosul e, em 1999, foi membro do Comitê Intergovernamental do Programa de Desenvolvimento dos Arquivos Ibero-americanos.

Ainda na quarta-feira (10), às 14:30 horas, Edgard de Assis Carvalho, coordenador da cátedra UNESCO Edgar Morin, profere conferência no III Seminário de Internacionalização da Ufal com o tema Cultura e Pensamento Complexo. Na fala de Edgard de Assis Carvalho, as matrizes de pensamento de Edgar Morin, fundador da escola da Complexidade.

Por pensamento Complexo compreendem-se novas metodologias de pesquisa e reflexão, baseadas na religação de saberes antes divididos em áreas como exatas, humanas e biológicas.

Edgard de Assis Carvalho é doutor em Antropologia e pós-doutor pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França. Livre-docente na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), é professor titular de Antropologia na PUC-SP. O pesquisador é Membro da The Planetary society, da SBPC, da Association internationale pour la pensée complexe e tradutor de obras de Edgar Morin, Ilya Prigogine, Michel Serres, Michel Cassé, André Gluksmann, entre outros.

O III Seminário de Internacionalização da Ufal – Cultura, Memória, Globalização ocorre entre 08 e 12 de novembro em Maceió, sendo promovido pela Universidade Federal de Alagoas por meio de sua Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI).

Programação tem mostra de filmes e de artes plásticas

Na segunda e terça-feira (08 e 09), às 19 horas no Cine Sesi, Pajuçara, o III Seminário de Internacionalização realiza mostra de documentários com entrada gratuita, integrando o Projeto Ufal no Cine Sesi – Cinema, Homem, Imaginário.

Na segunda-feira (08) será exibido o documentário Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá, dirigido por Silvio Tendler, com a crítica do geógrafo Milton Santos acerca da globalização. Já na terça-feira (09) haverá exibição do documentário Claude Lévi-Strauss por Ele Mesmo, dirigido por Annie Chevallay e Pierre-André Boutang. No filme, trazido para Alagoas com apoio da Embaixada da França e sua Cinemateca, registros do percurso intelectual do antropólogo francês pai do estruturalismo.

A abertura da exposição de pinturas PMGCA Diálogos Latino-Americanos: Mario Enrique Gonzalez (Marlez)/Argentina e Marco Aurélio/Brasil marca a noite de quinta-feira (11) na programação do III Seminário. A abertura da exposição acontece no Museu Théo Brandão da Ufal, às 19 horas, com coquetel e presença dos artistas convidados: o argentino Mario Enrique Gonzalez (Marlez), com seus temas brasilianistas, e o alagoano Marco Aurélio, com suas telas de temática abstrata. A exposição permanece no Museu até 30 de novembro e é realizada pela ASI e pelo Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA) da Ufal.

Cacá Diégues no III Seminário

Encerrando o evento, na sexta-feira (12) às 14:30 horas no auditório da Biblioteca Central da Ufal, o cineasta Cacá Diegues profere a conferência Brasil em Imagens: Cultura, Memória, Globalização, mais uma vez integrando o Projeto Ufal no Cine Sesi – Cinema, Homem, Imaginário. Na sequência será exibido o filme 5 X Favela, Agora por Nós Mesmos, O Documentário. Na película, os bastidores das cinco histórias do aclamado 5 X Favela.

II Colóquio de Informação, Comunicação e Tecnologia

Ainda como parte do III Seminário de Internacionalização, a Ufal realiza na quinta-feira (11), no auditório da Biblioteca Central, o II Colóquio de Informação, Comunicação e Tecnologia. Pela manhã, às 9:00 horas, o II Colóquio traz conferência com o uruguaio Mario Barité, da Universidad de La Republica, com o tema Organização do Conhecimento, Gestão de Memória Social. A partir das 14:00 horas o evento tem mesa redonda com o tema O Direito à Informação: Documento Privado em Espaço Público. Entre os debatedores estão Ana Maria de Almeida Camargo (USP/IEB), Jayme de Altavilla (IHGAL) e Geraldo da Silva Filho (Arquivo Público/AL). A mediação fica por conta de Maria de Lourdes Lima (Ufal).