Capes oferece bolsas de estudo em todas as áreas na Alemanha

error while rendering ufal.noticia.data

Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em parceria com a Fundação Alexander Von Humboldt(AvH), oferece até 15 bolsas de estudo paracursos de pós-doutorado em todas as áreas na Alemanha. As inscrições vão até o dia 31 de dezembro e devem ser feitas por meio de formulário online.

 O programa concederá bolsas em duas modalidades diferentes de pós-doutorado: a primeira é voltada para pesquisadores no início da carreira e que tenham terminado o seu doutorado há menos de 4 anos; já a segunda é para pesquisadores experientes que tenham um perfil de pesquisa definido, no mínimo 4 anos de doutorado e que tenha concluído o doutorado há menos de 12 anos.

 Para participar, os candidatos devem ter título de doutor, confirmação da aceitação da universidade alemã que tenha estrutura para o desenvolvimento do projeto, competência linguística em alemão ou inglês, comprovação de experiência em atividade de ensino ou pesquisa, não ter realizado pesquisas sobre esse tema nos últimos 3 anos e não ter sido financiado pela Fundação Humboldt anteriormente, além de seguir os requisitos exigidos para cada modalidade, que podem ser vistos no edital.

 Entre os benefícios estão auxílio deslocamento para o translado entre Brasil e Alemanha, bolsa mensal, auxilio saúde, curso de alemão quando necessário, subsídios para dependentes e auxilio mobilidade.

 Além do preenchimento do formulário online, o candidato também deve fazer o envio do currículo vitae, plano de pesquisa, publicações chave, lista completa de publicações, diploma de doutorado (frente e verso), certificado de proficiência em inglês ou alemão e declaração do anfitrião e de que as instalações da pesquisa estarão disponíveis.

 Para mais informações, leia o edital em anexo.