Você está aqui: Página Inicial / Informes / Capes divulga parceria com Harvard para bolsas de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado
14/03/2016 14h32 - Atualizado em 14/03/2016 14h32

Capes divulga parceria com Harvard para bolsas de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado

Programa Capes/Harvard

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou na última sexta-feira (11), um novo programa em parceria com a Universidade de Harvard para a concessão de bolsas a candidatos aceitos nas modalidades de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado nas áreas do programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Para concorrer as bolsas, os candidatos devem ser aceitos em escolas ou departamentos da Universidade de Harvard, com sede na cidade de Cambridge, Massachusetts, EUA.

As inscrições serão realizadas diretamente na instituição acolhedora, conforme as regras e procedimentos estabelecidos por ela. Após a aprovação do processo seletivo e recomendação da Universidade no Programa Capes/Harvard, os concorrentes deverão se inscrever até o dia 21 de março, por formulário online da Capes, na modalidade pretendida para avaliação da concessão de bolsa, que poderá ser integral ou parcial.

Para se candidatar é necessário ser brasileiro ou, para bolsas de pós-doutorado, estrangeiro com visto permanente no Brasil; residir no Brasil durante todo o processo de seleção ou comprovar vínculo com o país nos casos em que residir temporariamente no exterior; possuir formação adequada à modalidade desejada; ter fluência em inglês compatível com o bom desempenho nas atividades previstas, conforme requisitos para a modalidade de bolsa da escola na Universidade de Harvard pretendida; possuir carta de aceitação definitiva da Universidade de Harvard, ou carta condicional quanto à comprovação de sponsorship (autopatrocínio ou patrocínio institucional), ou carta de aceite de um professor de Harvard.

Graduação

Para as modalidades de graduação sanduíche ou plena é necessário ter obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – a nota mínima de 600 pontos, considerando os testes aplicados a partir de 2009 e notas divulgadas até o dia da inscrição. Especificamente para graduação sanduíche é necessário estar regularmente matriculado em instituição de ensino superior no Brasil em cursos das áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras; ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o curso de graduação, comprovado pelo histórico escolar de graduação. Para mais informações, acesse a página do programa.

Fonte: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)