Bolsas para a Europa: Projetos IBRASIL e BEMUNDUS

error while rendering ufal.noticia.data

A Universidade do Porto informa dois novos consórcios aprovados no âmbito do Programa Erasmus Mundus - Ação 2 para o Brasil.

O projeto IBRASIL e o projeto BEMUNDUS são consórcios formados por instituições europeias e brasileiras que oferecem a possibilidade de estudantes europeus e brasileiros fazerem uma mobilidade numa instituição de um país terceiro (brasileiros na Europa e europeus no Brasil).

As áreas elegíveis em ambos os projetos são Engenharia e Tecnologia (todos os ciclos de estudos à exceção de Mestrado) e Educação e Formação de Professores (apenas disponível para graduação). A oportunidade de mobilidade é extensível também a docentes e funcionários.

Os candidatos selecionados receberão uma bolsa mensal que varia consoante o tipo de mobilidade e que varia entre os 1000 Euros (graduação), 1500 Euros (doutorado), 1800 Euros (pós-doutorado) e os 2500 Euros (docentes e funcionários das Universidades). Os apoios concedidos pelos projetos prevêem ainda a compra da viagem de ida/regresso, o pagamento direto das taxas de matrícula à instituição de destino (quando aplicável) e a aquisição de um seguro de saúde e acidentes pessoais válido durante todo o período da mobilidade.

Os critérios de elegibilidade, prazo de candidatura, duração da bolsa, assim como documentos obrigatórios e o formulário de candidatura estão disponíveis online nos sites de cada um dos projetos:

IBRASIL - http://ibrasilmundus.eu/apply?lang=pt

BEMUNDUS - http://www.bemundus.eu/apply?lang=ptAtenção! as candidaturas a doutorado pleno encerram já em 31 de Dezembro de 2013!

Recomendamos a leitura atenta dos guias do candidato  disponíveis nos seguintes links:

IBRASIL - http://ibrasilmundus.eu/apply?lang=pt

BEMUNDUS - http://www.bemundus.eu/apply?lang=pt

Informações adicionais poderão ser obtidas através dos seguintes contatos de e-mail: bemundus.brasil@reit.up.pt e ibrasil@reit.up.pt.