Você está aqui: Página Inicial / Bolsas Santander

Bolsas Santander

Através dos programas de bolsas Santander, a UFAL promove o intercâmbio de estudantes entre diversas instituições de ensino superior estrangeiras.

O intercâmbio é realizado por meio dos convênios de cooperação e outros tipos de parcerias estabelecidos entre a UFAL e as instituições de ensino superior estrangeiras que também são parceiras do Banco Santander. Os convênios de cooperação assinados e os princípios gerais dos programas de bolsas Santander informam os direitos e deveres dos bolsistas. De um modo geral, os convênios e os princípios gerais garantem que os estudantes da UFAL bolsistas do Santander:

  • recebam bolsas para realizar um semestre de intercâmbio;
  • não paguem taxas escolares na universidade estrangeira, salvo algumas exceções;
  • recebam visto de estudante no seu passaporte, o que lhes permite a matrícula na universidade estrangeira e a permanência no exterior pelo período necessário;
  • aproveitem, na UFAL, os créditos obtidos na universidade estrangeira.


Os programas de mobilidade que mais se destacam são: os programas de bolsas Ibero-Americanas, Luso-Brasileiras, Top-China e o Fórmula Santander.

A distribuição das bolsas é feita a partir dos critérios estabelecidos e publicados em edital pela Universidade Federal de Alagoas. Para um panorama do programa de bolsas Santander, acesse aqui.

...

BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 17/05 AQUI

Um dos mais tradicionais Programas de Mobilidade Internacional do Santander Universidades é o Programa de Bolsas Luso-Brasileiras, lançado em 2007, na comemoração dos 150 anos do Banco Santander com o objetivo de estimular o intercâmbio acadêmico entre Brasil e Portugal. Anualmente, são oferecidas bolsas de estudos de um semestre para universitários de instituições públicas brasileiras de educação superior. Em 2014, a 8ª edição do Programa fortalece os laços de cooperação entre os dois países. Serão contemplados 170 estudantes de 23 universidades federais e estaduais brasileiras.

BOLSAS IBERO-AMERICANAS

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 17/05 AQUI

Lançado em 2011, o Programa de Bolsas Ibero-Americanas é uma iniciativa criada para um período de 5 anos (2011 à 2015) com o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico anual de estudantes de graduação entre universidades de 10 países da região da Ibero-América: Brasil, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai.

PROGRAMA TOP-CHINA

O Programa Top China do Santander Universidades foi lançado em 2009 e tem como objetivo incentivar a cooperação bilateral para debate de temas de interesse global entre o Brasil e a China, contribuindo com a internacionalização da atividade acadêmica, principalmente com um dos países mais emergentes do mundo. Os alunos de graduação e professores de 24 universidades brasileiras terão a chance de aprender um pouco da cultura chinesas e as aulas são ministradas no idioma inglês. Este ano, em sua 6ª edição, serão 102 bolsas de estudos para um curso de 3 semanas em duas universidades chinesas: Peking University e Shanghai Jiao Tong. 

FÓRMULA SANTANDER

Lançado em 2010, o Programa Fórmula Santander é uma das iniciativas de mobilidade internacional que beneficia 300 estudantes universitários do Brasil, Espanha e Reino Unido. Voltado para estudantes de graduação e de pós-graduação, o Fórmula Santander envolve universidades brasileiras, espanholas e britânicas com as quais mantemos acordos de colaboração. São 100 bolsas de estudos para cada um dos três países, tendo como prioridade beneficiar alunos que apresentem desempenho acadêmico destacado, condições socioeconômicas desfavoráveis e bons conhecimentos de outros idiomas.