Apresentação

A Universidade Federal de Alagoas - Ufal é a maior instituição de ensino superior e de pesquisa em Alagoas. A internacionalização é uma das nossas prioridades. Por isso, temos mais de 50 acordos internacionais com instituições de todo o mundo. Nos campi da Ufal, estudantes e membros do corpo docente também desfrutam de um ambiente multicultural.

A Assessoria de Intercâmbio Internacional - ASI trabalha para aumentar a cooperação e ajudar com a logística de mobilidade. Nossa equipe opera redes, acordos internacionais, parcerias e consórcios como Bolsa Ibero-americana - Santander.

A Assessoria de Intercâmbio Internacional também trabalha para a inserção internacional da Universidade Federal de Alagoas, estabelecendo o diálogo e a política com outras instituições de ensino, institutos de pesquisa e órgãos governamentais – como agências de fomento, embaixadas e consulados.

A ASI busca elevar ao mais alto nível a cooperação entre a Ufal e instituições estrangeiras, trazendo benefícios não só para a própria universidade, mas também para o estado de Alagoas.

Nossa história

Há mais de 40 anos o Brasil desenvolve parcerias com outros países ou instituições estrangeiras, com o objetivo de capacitar recursos humanos e técnicos através do intercâmbio de experiências.

No Brasil, a ABC, Agência Brasileira de Cooperação – Ministério das Relações Exteriores – é o órgão oficial responsável pela coordenação de todas as atividades relativas à cooperação internacional.

Na UFAL, a primeira atividade de cooperação da qual se tem registro foi um Acordo de Cooperação com a Universidade de Roma, em 1983. Nesta época, não havia um setor responsável pela cooperação internacional na Universidade. Apenas em 1984 a UFAL ganhou, em sua estrutura, uma coordenadoria responsável pela atividade, a Coordenadoria de Cooperação Técnica (CCT), ligada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PROPEP. Em 1991, a CCT foi extinta e deu lugar à Assessoria de Cooperação Internacional (ACI), ligado à Pró-Reitoria de Planejamento e Coordenação Geral – PROPLAN. Em 1995, ainda ligada à PROPLAN, a assessoria passa a ser designada como Cooperação Técnica Interinstitucional.

Entre o final de 1996 e o início de 1997, a responsabilidade da Cooperação Internacional voltou para a PROPEP com a criação da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Intercâmbio (CCII), que funcionou até ser desativado em 2000.

Em 2004, a CCII foi reativada e suas atribuições integradas à Coordenadoria de Pesquisa, parte da estrutura da PROPEP; sendo assim, a Coordenadoria de Pesquisa e Cooperação Internacional – CPCI.