Disciplinas

Disciplinas Obrigatórias

Disciplina: Ecofisiologia vegetal
Créditos: 4 - Carga horária: 60h
Responsável: José Vieira Silva

Ementa: Variáveis atmosféricas e produtividade das culturas; o balanço de carbono das plantas; a utilização dos elementos minerais; a planta sob estresse; análise de crescimento; manipulação cultural e consorciação. Uso de equipamentos científicos aplicados em fisiologia vegetal.

Disciplina: Estatística
Créditos: 4 - Carga horária: 60h
Responsável: Ademária Aparecida de Souza

Ementa: Estatística descritiva, probabilidade, distribuição de probabilidade (Binomial, Poisson, Normal e qui-quadrado) técnicas de amostragem, estimação de parâmetros, teste de hipótese, análise de variâncias, principais delineamento experimentais

Disciplina: Seminário
Créditos: 2 - Carga horária: 30h
Responsável: Márcio Aurélio Lins dos Santos

Ementa: Apresentação de seminários a serem proferidas por discentes de pós-graduação com temas livres ou ligados à linha de pesquisa.

Disciplina: Metodologia do trabalho científico
Créditos: 4 - Carga horária: 60h
Responsável: Cícero Carlos de Souza Almeida
Ementa:

 

Disciplinas Eletivas

Disciplina: Estágio docência
Créditos: 2 - Carga horária: 30h
Responsável: Cícero Gomes dos Santos

Ementa: Tem caráter obrigatório para os bolsistas da CAPES. As atividades serão supervisionadas por um Professor do programa, e serão desenvolvidas, em um (01) semestre. A atuação do aluno será em disciplinas da graduação, oferecida pela Unidade Acadêmica, desde que tenham relação com a área de concentração e linhas de pesquisa do mestrado em Agricultura e Ambiente.

Disciplina: Meteorologia e Modelos em Ambientes de Produção
Créditos: 3 - Carga horária: 45h
Responsável: Allan Cunha Barros

Ementa: Quantificação das principais variáveis meteorológicas; Efeito das variáveis meteorológicas no crescimento das culturas, balanço hídrico e utilização de modelos para previsão de produtividade.

Disciplina: Monitoramento da água e dos sais no solo
Créditos: 4 - Carga horária: 60h
Responsável: Allan Cunha Barros

Ementa: Qualidade de distribuição de água e íons no solo; Manejo da Irrigação via clima, solo; Monitoramento da distribuição de água e íons no solo; Avaliação da salinidade dos solos.

Disciplina: Ecologia de Comunidade Tropicais
Créditos: 4 - Carga horária: 60h
Responsável: Flavia de Barros Prado Moura

Ementa: Propriedades e mecanismos da comunidade - riqueza, diversidade, equabilidade; Competição, Perturbação e Sucessão; Abundancia diversidade e raridade; Analise da estrutura da vegetação, fitossociológia, técnicas usadas para coleta e análise de dados e uso de softwares.

Disciplina: Etnoconservação
Créditos: 4 - Carga horária: 60h
Responsável: Flavia de Barros Prado Moura

Ementa: Os princípios éticos e filosóficos da relação sociedade natureza. Desenvolvimento, cultura, ciência, tecnologia e processos produtivos. Estratégias e paradigmas da sustentabilidade. Noções de pesquisa etnoecológica. Populações tradicionais e estratégias de desenvolvimento.

Disciplina: Bioindicadores ecológico em áreas degradadas
Créditos: 4 - Carga horária: 60h
Responsável: Edmilson Santos Silva

Ementa: Conceitos sobre agricultura natural, orgânica, biodinâmica e agroecologia. Transição agroecológica e impacto de plantas. Princípios e estratégias de controle no manejo ecológico de doenças de plantas. Controle biológico de doenças de plantas. Extratos vegetais e óleos essenciais no manejo de doenças de plantas. Supressividade natural de solos a doenças de plantas. Matéria orgânica e biofertilizantes no manejo de doenças radiculares. Adubação verde e rotação de culturas no manejo de doenças de plantas. Solarização do solo no manejo de doenças radiculares.

Disciplina: Artrópodes no manejo de áreas degradadas
Créditos: 4 - Carga horária: 60h
Responsável: Edmilson Santos Silva

Ementa: Composição e diversidade de Arthropodes em áreas degradadas. Dinâmica populacional de Arthropodes no solo, na planta e na rizosfera. Atividade biológica no sistema. Efeito do ambiente degradado sobre a fauna de Arthropodes. Modificações das características físico-químicas do ambiente devido ao efeito de Arthropodes. Interações entre Arthropodes do solo e plantas. Escalas de avaliação da qualidade ambiental: espacial, temporal.

Disciplina: Conservação biológica e recursos genéticos
Créditos: 4 - Carga horária: 60h
Responsável: Cícero Carlos de Souza Almeida

Ementa: Definição de biologia da conservação e biodiversidade, ameaças à biodiversidade, perda de diversidade genética, extinção, valor da diversidade biológica, valor ético da biodiversidade, conservação à nível de populações, problemas genéticos e demográficos de pequenas populações, biologia de populações de espécies ameaçadas de extinção, conservação in-situ e ex-situ.

Disciplina: Análise de sementes
Créditos: 4 - Carga horária: 60h
Responsável: Antônio Lucrécio dos Santos Neto

Ementa: Amostragem de sementes. Análise de pureza de sementes. Verificação de outras cultivares. Determinação de outras sementes por número. Teste de germinação. Testes de vigor em sementes. Determinação do grau de umidade. Análise de sementes revestidas. Teste de sanidade. Exame de sementes infestadas por insetos. Determinação do peso de sementes. Número de sementes com e sem casca. Teste de uniformidade. Teste de embrião excisado. Teste de raios X. Teste de sementes por repetições pesadas. Tolerâncias.

Disciplina: Fisiologia de sementes
Créditos: 4 - Carga horária: 60h
Responsável: Antônio Lucrécio dos Santos Neto

Ementa: Formação de Sementes; Conceito Fundamental de Sementes; Maturação de Sementes; Composição Química das Sementes; Fisiologia da Germinação; Metabolismo durante a Germinação; Respiração; Dormência; Controle Hormonal da Germinação e da Dormência; Deterioração; Mecanismos de Tolerância à Dessecação; Qualidades Fisiológicas das Sementes.

Disciplina: Manejo e recuperação dos solos afetados por sais
Créditos: 4 - Carga horária: 60h
Responsável: Paulo Torres Carneiro

Ementa: Origem da salinidade. Processos de salinização e sodificação. Diagnose, classificação e extensão de solos afetados por sais. Efeito da salinidade no solo e na planta. Qualidade da água para irrigação. Balanço de água e sais no solo. Manejo de solo e água visando prevenção e controle da salinidade. Aulas Práticas: análise de salinidade de solo e de água para irrigação.

Disciplina: Sementes e propagação de espécies florestais
Créditos: 4 - Carga horária: 60h
Responsável: Kênia Almeida Diniz Albuquerque

Ementa: Formação da semente. Estrutura e respectivas funções e composição química. Maturação das sementes. Processo da germinação. Dormência. Deterioração e vigor de sementes. Fatores que afetam a qualidade fisiológica das sementes. Programas de certificação e fiscalização de sementes. Produção, Colheita, secagem, beneficiamento e armazenamento de sementes. Aspectos gerais da propagação de plantas florestais. Tipos de propagação - sexuada e assexuada. Métodos e técnicas de propagação. Propagação especial.

Disciplina: Relação água-solo-planta
Créditos: 4 - Carga horária: 60h
Responsável: Paulo Torres Carneiro

Ementa: Organização e estrutura das plantas superiores; importância ecofisiológica da água e das trocas gasosas e energéticas entre plantas e atmosfera; caracterização da atmosfera e propriedades físico-químicas da água e das soluções aquosas; relações hídricas das células, tecidos e órgãos vegetais; dinâmica da água no solo e na planta; produção relacionada com o balanço hídrico da planta

Disciplina: Recuperação de áreas degradadas
Créditos: 4 - Carga horária: 60h
Responsável: José Vieira Silva

Ementa: Conceitos em recuperação de áreas degradadas. Ecologia para vegetação de Áreas Degradadas. Vegetação para Reabilitação e Restauração de Áreas Degradadas. Manejo e Conservação do Solo. Monitoramento e Avaliação de Recuperação de Áreas Degradadas.

Disciplina: Estatística não paramétrica
Créditos: 4 - Carga horária: 60h
Responsável: Ademária Aparecida de Souza

Ementa: Métodos não Paramétricos; Estimação e testes baseados na binomial; Testes de Homogeneidade e Independência; Testes de Ajustamento de Distribuições; Métodos Baseados em Postos; Métodos de Suavização de Dados;