FLY-LIBRAS: Embarque no universo da Libras, seja bilíngue!

09/09/2019 14h29 - Atualizado em 23/02/2021 às 17h31

O professor pesquisador Me. Anderson Francisco Vitorino, do campus Arapiraca-AL, coordenador do Projeto de pesquisa FLY-LIBRAS, que será um aplicativo virtual, porém, no momento está em fase de construção, tem como objetivo oportunizar a formação docente e discente no processo de ensino aprendizagem da (Libras) Língua brasileira de sinais, em parceria com o professor Dr. Patrick Brito, coordenador do projeto FALIBRAS, que é um sistema 3D de tradução automática da língua portuguesa para Libras, na aplicabilidade no ensino de línguas de modalidade visuo-gestual.

Dessa parceria, O projeto FLY-LIBRAS, promoverá várias ações. A etapa 1 teve a proposta de capacitar os colaboradores envolvidos nos projetos, por intermédio do curso de Libras (FLY-LIBRAS), que teve como objetivo de ensinar Libras para a equipe técnica do FALIBRAS, composta por professores de todas esferas de ensino, técnicos, intérpretes de Libras, estudantes, monitores e surdos. Com isso, a equipe do FLY-LIBRAS, possibilita a promoção da acessibilidade comunicacional entre surdos e ouvintes.

PROGRAMAÇÃO

O Curso de Libras FLY-LIBRAS, teve início no dia 31 de julho com término no dia 31 de agosto 2019. Aconteceu em dois dias da semana, as terças de 08h às 12h; às sextas-feiras de 13h às 17h, no laboratório de informática LECC1 e/ou LECC2, Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Campus Arapiraca. O Curso foi ministrado pelos professores colaboradores surdos Daniel Cicero dos Santos Barbosa, José Antônio Tenório dos Santos e Maria Ferreira dos Santos Ribeiro (Leidinha). E a Palestra do Prof. Me. Anderson Francisco Vitorino do FLY-LIBRAS com objetivo de capacitar e sensibilizar a equipe FALIBRAS.

OBJETIVO

Ensinar Libras para equipe técnica do FALIBRAS; Capacitar a equipe do FLY-LIBRAS; Construir um banco de sinais validados; Inserir os sinais aprendidos no curso no software FALIBRAS, Criar a ferramenta bilíngue FLY-LIBRAS.

RESULTADO ESPERADO

Espera-se que todos os participantes aprendam a Libras, e ainda que, a equipe FLY-LIBRAS possa coloborar de maneira amorosa, dinâmica, coletiva, cooperativa  para a construção da ferramenta bilíngue FLY-LIBRAS. Sendo assim, que a equipe FALIBRAS alimente o software com os sinais aprendidos no curso, a fim de construir a ferramenta bilíngue FLY-LIBRAS.