Campus Arapiraca vai sediar o 5º Encontro de Administração Política para o Desenvolvimento do Brasil

O evento científico é um dos mais importantes da Administração Política do país

02/06/2014 11h03 - Atualizado em 23/02/2021 às 17h30

Redação Ascom 

De 30 de Julho a 1º de Agosto, a Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, estará sediando um dos mais importantes eventos científicos da Administração Política do país: 5º Encontro de Administração Política para o Desenvolvimento do Brasil. Tendo como tema central "Administração Política: uma nova administração para o desenvolvimento é possível?", o evento vem pontuando, ao longo dos últimos anos, a discussão de abordagens e temáticas críticas envolvendo Administração e Desenvolvimento. Trata-se de um encontro nacional que tem como público-alvo professores, pesquisadores e estudantes de Administração Política. 

Os quatro encontros anteriores ocorreram nas cidades de Garanhuns (2010), Juazeiro do Norte (2011), Campina Grande (2012) e Vitória da Conquista (2013). Em sua quinta edição, o Encontro representa uma oportunidade de potencializar e aperfeiçoar o processo de conhecimento na área, uma vez que possibilita a articulação de pesquisadores, docentes, profissionais, estudantes e a comunidade acadêmica. 

“Passamos 30 anos sem pensar o nosso futuro numa perspectiva real de desenvolvimento, achávamos que apenas a estabilização econômica do nosso país seria suficiente para retomar a construção da nação. No intuito de mudar essa trajetória, o pensamento administrativo busca contribuir com as formas de pensar e executar políticas de desenvolvimento, apontando as soluções a partir do campo da gestão”, analisa o coordenador Renato Miranda. 

Segundo a organização do encontro, as escolas de Administração precisam retomar o compromisso de contribuir efetivamente para o desenvolvimento do país. "As escolas foram tornando-se reféns de um movimento interno direcionado apenas para problemas intrínsecos às organizações privadas. Pretendemos retomar o espírito inicial que marcou a criação dos cursos de Administração no Brasil, inaugurados com a criação da Escola Brasileira de Administração Pública da FGV (Fundação Getúlio Vargas), que visavam dar respostas aos problemas de Administração no Brasil, quer se referissem ao setor público ou privado. É preciso, então, reconquistar o terreno esquecido", afirma o coordenador. 

Dessa forma, o 5º Encontro de Administração Política para o Desenvolvimento do Brasil pretende ser um amplo espaço de discussão e troca de informações. Para tanto, aqueles que desejarem submeter trabalhos científicos para apresentação nos três dias de evento podem acessar o site oficial www.administracaopolitica.com.br e enviar suas propostas até o dia 1º de junho.

"Nesse primeiro momento basta o envio de um resumo expandido com, no máximo, 2 páginas. O resumo será avaliado e, caso receba parecer favorável, o participante deverá enviar a versão completa até o dia 20 de julho. É importante lembrar também que os melhores trabalhos serão publicados num livro”, explica o professor Fabiano Santana, coordenador de Comunicação. 

As inscrições têm valor inicial de R$ 15,00 e podem ser realizadas virtualmente ou em pontos de inscrição a serem divulgados em breve. Além da apresentação de trabalhos acadêmicos, o evento contará ainda com oficinas, minicursos e palestras de pesquisadores das principais universidades do país, como UNB, FGV, UNICAMP, UFF e UFBA. 

Para mais informações acesse: www.administracaopolitica.com.br