Biblioteca do Campus Arapiraca desenvolve Manual Interno de Rotinas Administrativas e Guia do Usuário

Por Por: Adriana Magalhães – Auxiliar de Biblioteca – 11/06/2019 às 15:30.
12/06/2019 15h04 - Atualizado em 23/02/2021 às 17h31
Luana Nascimento - Biblioteca Campus Arapiraca

Luana Nascimento - Biblioteca Campus Arapiraca

A aluna Luana Nascimento, graduanda do 6º período do curso de Administração do Campus Arapiraca, vem desenvolvendo em seu estágio supervisionado um Manual Interno de Rotinas Administrativas para funcionários das bibliotecas do campus. Ademais, o projeto da aluna abrange a confecção de um Guia do Usuário, que tornará mais acessível a utilização dos recursos das bibliotecas do campus para toda a comunidade acadêmica.

A padronização dos procedimentos nas bibliotecas do Campus de Arapiraca se tornou uma necessidade e a parceria com a aluna surgiu para atender essa demanda. Nesse sentido, a estagiária precisou entender o funcionamento das bibliotecas, registrando os seus inúmeros processos internos e entrevistando os funcionários da BCA. Processos como o empréstimo, devolução, tratamento técnico dos materiais bibliográficos e tantos outros procedimentos, serão descritos nesse manual, colaborando para uniformização das rotinas nas bibliotecas do Campus Arapiraca. O Guia do Usuário, por sua vez, ajudará no desenvolvimento da autonomia dos usuários, além de cooperar para a otimização na utilização dos serviços das bibliotecas pelo seu público.

“A biblioteca é um lugar de memória e seus procedimentos administrativos também precisam ser resguardados. Dessa forma haverá uma continuidade às práticas adotadas atualmente, criando um elo com as rotinas internas que serão desenvolvidas no futuro”. Afirma Nestor Alves, Bibliotecário-Documentalista, atual Coordenador das Bibliotecas do Campus Arapiraca.