Alunos do campus Arapiraca visitam fábrica da Jeep em Pernambuco

09/10/2017 15h10 - Atualizado em 23/02/2021 às 17h30

Foi com o objetivo de conciliar os conhecimentos teóricos vistos em sala de aula com a prática numa linha de montagem de uma grande empresa que os alunos do quarto período do curso de Administração, campus Arapiraca, percorreram, no dia 26 de setembro, 7 horas de estrada até o município de Goiana/PE. Lá está localizada a fábrica da Jeep (FCA Group – resultado da fusão entre a Fiat e a Chrysler), considerada a mais inovadora e eficiente linha de produção automotiva do país. Sob orientação do Prof. Fabiano Santana, os acadêmicos puderam comprovar de perto os conteúdos ministrados na disciplina Teoria Geral da Administração, principalmente aqueles relacionados ao Taylorismo e Fordismo. Os 25 alunos presentes puderam percorrer em veículos elétricos parte dos 260 mil metros quadrados de área construída da fábrica, entrando em contato direto com setores como prensa, funilaria, pintura e montagem. A Jeep faz parte de um polo de 16 empresas automotivas que geram 9 mil empregos e tem previsão de ser responsável por 6,5% do PIB de Pernambuco até 2020. Considerada a fábrica mais moderna do grupo, a unidade de Goiana conta com 700 robôs, além de diversas inovações tecnológicas que tornam o trabalho mais seguro e menos fatigante para os empregados. Atualmente, a empresa produz 720 veículos por dia dos modelos Renegade, Compass e Fiat Toro (além de entregar os importados Cherokee, Grand Cherokee e Wrangler), com versões que vão de R$ 79 mil até R$ 300 mil. Certamente foi uma rica experiência para todos os alunos participantes, em especial para Juciê Feitosa Júnior, portador de deficiência auditiva e visual. Apesar de não poder contemplar a enormidade do projeto da indústria, o discente mostrou-se bastante empolgado com a visita e não vê a hora de concluir o curso e se candidatar a uma das vagas na empresa.

Alunos de Administração na fábrica da Jeep_09.10.17