Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Química / PET-Química

PET-Química

 

 

https://www.facebook.com/PET-Qu%C3%ADmica-241196792633103/?fref=ts

O PET-Química está localizado no Bloco B2, sala 38.

Apresentação

O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação e, ao tutor, por um período de, no máximo, seis anos, desde que obedecidas as normas do Programa.

PET-Química

O PET-Química foi criado em dezembro de 2010 por meio do edital No 09 2010 do MEC-SESU. O grupo é o primeiro e único do Campus Arapiraca e tem desenvolvido ações no tripé pesquisa-ensino-extensão. Sem dúvida, nesses quase 6 anos de existência pode-se dizer que muitos são os benefícios e a influência positiva que o grupo exerce sobre o curso, os alunos e a sociedade Arapiraquense. Pelo PET já passaram cerca de 30 alunos, sendo que a grande maioria graduou-se em tempo hábil e, atualmente, muitos encontram-se fazendo mestrado e doutorado em Universidades como USP, UFPB e UFAL ou ainda passaram em concursos públicos para lecionar. Desta forma, o PET-Química tem a cada dia construído um alicerce sólido e uma identidade singular, de um grupo de pessoas que se comprometem com o curso de Química, no sentido de dar uma formação que prima pela qualidade, e por entender que a Universidade deve prestar um serviço a comunidade e, que sobretudo, nada disso seria possível se não houvesse a pluralidade e as diferenças de pensamentos que cada um traz consigo para beneficiar o ambiente onde atuam.

 

Abaixo segue as atividades que o PET-Química realizarão durante o ano de 2016.

 

Atividade - Show de Química

É perceptível a indiferença que a maioria dos alunos do ensino fundamental e médio tem em relação a química, por isso essa atividade mantem-se com a intenção de divulgar e acabar com essa indiferença que os alunos tem em relação a disciplina, busca-se fazer com que os alunos vejam a química com outros olhos. O show de química será realizado semestralmente no ano de 2016, através de peças teatrais que envolverão temas atuais e que possam fazer com que os alunos aprendam mais sobre a química através de experimentos que serão feitos ao decorrer das apresentações teatrais.


Objetivos


Incentivar o interesse pela química nos alunos; Proporcionar aos docentes da rede básica novos métodos de ensino; proporcionar um contato entre a comunidade acadêmica e a comunidade escolar da cidade; propiciar aos petianos um contato mais direto com os estudantes, durante a explanação dos experimentos.


Atividade - Grupo de apoio ao nivelamento

Devido à grande deficiência diagnosticada na formação dos alunos ingressos no curso de Química, decorrentes das fragilidades apresentadas no ensino básico, a antiga atividade de nivelamento realizada pelo Pet-Química foi repensada pelo colegiado do curso, e então foi acrescentado o nivelamento como disciplina de fundamentação. Por essa ser uma implementação nova no curso, o PET-Química decidiu criar um grupo de apoio para os alunos participantes do nivelamento, para ajudar a tirar dúvidas e prestar assistência aos estudantes de forma geral em respeito ao conteúdo estudado, potencializando os conhecimentos construídos na disciplina do nivelamento. Dessa
forma, os alunos serão auxiliados em seus estudos e desenvolveram maior dedicação e curiosidade pelos conteúdos, e por sua vez, os petianos poderão refletir sobre metodologias que possam amenizar as dúvidas trazidas da sala de aula.


Objetivos


A atividade tem por objetivo prestar apoio aos estudantes dos primeiros períodos do curso, para exercerem um melhor desempenho na disciplina que atua como nivelamento, que por sua vez,aborda conteúdos que servem como base para o seguimento do curso.

 

Atividade - Projeto de intervenção

O projeto de intervenção “Compartilhando Saberes” é uma atividade de extensão de cunho social que visa intervir na comunidade em torno da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca através de oficinas, minicursos, palestras que trabalhem com a conscientização de questões ambientais e possibilitem o desenvolvimento de habilidades que auxiliem no aperfeiçoamento da qualidade de vida dessa população. O projeto tentará comtemplar todas as faixas etárias, ou ao menos, a maior faixa possível, oferecendo atividades em diferentes níveis 

 

Objetivos

 

- Possibilitar aos estudantes acadêmicos participantes da atividade conhecer a realidade social da comunidade em que a universidade está inserida - Contribuir para a formação do profissional cidadão; - possibilitar a integração universidade - comunidade.


Atividade - ArtPET

O PET-Química proporcionará uma vez ao mês momentos culturais que valorize a história, a literatura brasileira e as mais diversas linguagens artísticas por meio de exposições de produções artísticas, como quadros, artesanatos, filmes e peças teatrais com temáticas relevantes (questões sócio históricas, política, entre outros). Após, os petianos irão conduzir discussões com o intuito de proporcionar momentos de esclarecimento e construção de pensamento a partir do diálogo e da troca de experiências. Esta atividade estará aberta para todos os cursos do Campus Arapiraca,
visto que a proposta é contribuir no desenvolvimento de sujeitos críticos frente às questões sociais e utilizar a arte como ferramenta capaz de possibilitar a transformação e socialização entre as variadas concepções de mundo.


Objetivos

Fomentar a capacidade crítica dos participantes através do uso de movimentos culturais, mostrando situações problemas existentes dentro do cotidiano.


Atividade - Pesquisa coletiva


A água fornecida no Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas possui, segundo pesquisa anterior, a existência de corpos nocivos à saúde. Tendo em vista a decorrência de alguns anos desde a realização da mesma, serão realizadas análises de amostras da água - mais especificamente, níveis de dureza e materiais contaminantes - fornecida para consumo. Além disso, serão realizadas análises para determinação de ferro no solo do Campus e de amostras de água de cacimbas da comunidade.O produto da pesquisa direciona-se à comunidade estudantil, como material de informação e de busca para a melhor qualidade da água consumida e do solo. Será realizado um serviço de utilidade pública e será constituído um espaço propício para a troca de experiência entre os membros do grupo PET-Química.

 

Objetivos

O propósito da atividade é contribuir com a comunidade acadêmica, a comunidade circunvizinha ao Campus e a comunidade em geral, buscando fornecer dados a respeito da qualidade da água disponibilizada no Campus no período corrente, das cacimbas da comunidade circunvizinha e do solo do Campus, visando, além de informar sobre estes recursos, impulsionar a busca por soluções para os problemas que possam ser expostos a partir das investigações que compõem a pesquisa,
estando junto à comunidade nesse processo. Nesse aspecto, o grupo PET Química pretende contribuir para a resolução das problemáticas aqui mencionadas e para a melhoria da qualidade de vida da mesma, além de aproximar a Academia da comunidade e abrir espaço para uma maior interação entre estas.

 

Atividade - Pesquisa individual

Os petianos irão desenvolver pesquisa individuais ao decorrer do ano, dando continuidade e engajando-se em atividades de pesquisas, para isso em um determinado um período os mesmos deverão se apropriar de um tema a partir de linhas de estudos específicas dentre as diversas áreas da química. Os alunos em suas respectivas pesquisas estarão orientados por professores/pesquisadores alocados na Universidade Federal de Alagoas campus Arapiraca cujos trabalhos desenvolvidos serão escolhidos como linha de pesquisa individual de acordo com a afinidade do petiano. A importância da atividade reside no fato de que assim, os bolsistas podem conhecer as atividades de pesquisa desenvolvidas na Universidade e terão a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa.


Objetivos

Com a atividade pretende-se contribuir para o avanço do conhecimento científico no que tange a Química, visando o bem coletivo através da produção e divulgação dos trabalhos produzidos e assim, possibilitar a participação em grupos de pesquisas de excelência, proporcionando a familiarização pelos bolsistas às diversas facetas do método científico.

 

Atividade - OLIMPÍADAS DE QUÍMICA

A Associação Brasileira de Química realiza Olimpíadas de Química de âmbito nacional destinadas a alunos da educação básica e técnica devidamente matriculados, de forma competitiva e com a finalidade de despertar o interesse desses alunos para a ciência química. Reconhecendo a importância de tais eventos, o Pet-Química apoia, divulga e faz preparatórios com os alunos interessados em participar de tais competições, pois estas são oportunidades que os alunos têm de
se aprofundarem na química através do incentivo e motivação e consequentemente podendo melhorar o seu rendimento escolar nesta disciplina e despertar o interesse pela ciência. 


Objetivos

As Olimpíadas de Química selecionam e capacitam os estudantes para compor as delegações que representarão o Brasil nas competições relacionadas com a área. Esta tem por objetivo estimular o interesse dos alunos pelas ciências da natureza, de modo especial a química; contribuir na melhoria do ensino e identificar jovens talentos com aptidão para estas áreas de estudo. Além de promover, o entrosamento entre professores, petianos e estudantes das escolas de ensino médio e fundamental, objetivando enriquecer suas formações.

 


Atividade - Recepção aos feras

A recepção aos calouros ou feras de Química é realizada devido à necessidade de acolhimento aos estudantes ingressantes no curso, buscando maneiras de articular os ingressantes entre si, com a Universidade e com os veteranos, de forma descontraída, contribuindo para que o ingressante conheça o seu curso e a Universidade como um todo. Diante dessa necessidade, o grupo PET-Química realiza a recepção aos feras apresentando a estes os programas que a instituição oferece, sendo estes: o próprio PET, PIBIC, PIBIB-AÇÃO, Monitorias e outros, apresentando também os professores e a estrutura da Universidade de maneira descontraída, promovendo a integração entre veteranos e calouros.


Objetivos


A atividade de Recepção aos Feras, tem por objetivo apresentar o curso de Química de modo geral, assim como as instalações do Campus, e os programas que o curso possui; Também visa promover uma integração dos calouros com a universidade, motivando-os a participarem das atividades e/ou eventos futuros, salientando a importância dos mesmo para uma boa passagem acadêmica. Por fim, a atividade possibilita que os ingressos conheçam o curso no âmbito de ensino, pesquisa e extensão.

 


Atividade - Monitorar tutoria de cálculo e física

Devido à grande deficiência diagnosticada na formação dos alunos ingressos no curso de Química, reflexo dos problemas na estrutura do ensino básico. Entende-se que, o discente ao se defrontar com um nível mais complexo que lhe é exigido nas disciplinas de Física e Cálculo. Então quando ministrada estas disciplinas no curso a necessidade de auxilio de monitores que entendem o contéudo, então participantes do grupo Pet, vai acompanhar o desempenho destes estudantes ao longo das aulas de monitoria.


Objetivos

A atividade tem por objetivo acompanhar e propor novas atividades juntamente com o monitor para que haja um desenvolvimento qualitativo e, desta forma, no final do período não haja um índice elevado de reprovação.

 


Atividade - Inglês Instrumental

A atividade “Inglês instrumental” será desenvolvida através da plataforma do My English Online (MyEO), tendo como atividade paralela algumas aulas realizadas pelo tutor todas as terças–feiras a partir do mês de Março do corrente ano, visando a escrita e a interpretação de textos. Tendo em vista que essa atividade proporcionará uma melhor compreensão quando o assunto for a literatura disponível na área de Química- sabendo que, grande parte dos livros técnicos e artigos científicos
em Química estão publicados neste idioma. Assim, esta atividade propõe a prática para o desenvolvimento destas capacidades.


Objetivos

Esta atividade possui objetivos que englobam o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades quanto à leitura e a compreensão da língua inglesa, adendo informações extracurriculares que podem estar ligados tanto ao conhecimento da química pura, quanto a contextos referentes a educação, política, econômica associados a Química. Logo, proporcionando uma postura crítica- reflexiva diante de vários temas relacionados ao curso aos alunos do grupo PET e da graduação.

 

 

Atividade - Simpósio de Química

O PET-Química em conjunto aos professores do curso de Química organizaram o terceiro simpósio de Química de Alagoas que será realizado na UFAL - Campus Arapiraca, o qual terá como tema a Química no mundo das artes. O evento será composto por palestras, oficinas, minicursos, apresentações e mesa redonda. Tem como proposta a interação entre professores, pesquisadores e discentes do Agreste do Estado de Alagoas.

 


Objetivos
- Proporcionar o adensamento da atividade de Química; - Promover divulgação científica;

- Estreitar as relações entre a Arte e o ensino de Química.