Dúvidas Frequentes

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

Para solicitar dispensa de disciplina o aluno deverá comparecer à Coordenação do curso com o histórico de curso realizado anteriormente acompanhado do programa da disciplina que o aluno quer que seja aproveitada.

O aluno deverá preencher o formulário de dispensa de disciplina, disponível no endereço http:www.ufal.edu.br/estudante/arquivos/v1/drca/formularios/dispensa-de-disciplina e entregá-lo junto com os demais documentos. Toda a documentação ficará na Coordenação para análise do Colegiado do Curso. Se a dispensa for aprovada a documentação seguirá para o CRCA, que registrará no sistema SIE WEB a disciplina aproveitada.

 

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) é uma avaliação pela qual passam os alunos concluintes dos cursos de graduação. Estão incluídos entre os concluintes os alunos ter tenham cursado pelo menos 80% da carga horária do curso. Em cada ano são avaliados alunos de diferentes cursos, sendo que todo curso passa por essa avaliação a cada três anos.

A avaliação é realizada por meio de dois instrumentos: um questionário socioeconômico, que o aluno preenche no site do ENADE, e uma prova. O aluno que não fizer o ENADE ficará em situação irregular e não poderá colar grau. Ele terá que esperar o período de inscrições no ano seguinte, quando a coordenação de curso deverá inscrevê-lo como aluno irregular.

 

HORAS FLEXÍVEIS

Ao final do curso de graduação, o aluno deverá ter, obrigatoriamente, 324 horas de carga horária flexível. Esta é constituída por atividades extracurriculares nas áreas de ensino, pesquisa, extensão ou representação estudantil (participação em Centro Acadêmico, CONSUNI, Diretório Central dos Estudantes - DCE, entre outros). Para mais informações consulte a Resolução nº 113-C.E.P.E. de 13/11/1995, no seguinte endereço eletrônico abaixo:

http://www.ufal.edu.br/estudante/graduacao/legislacao/normas/parte-flexivel

Para que a carga horária flexível seja computada, o aluno deverá apresentar à coordenação de curso os originais e as cópias dos certificados das atividades realizadas. Após conferência, os documentos originais serão devolvidos ao aluno e as cópias ficarão com a coordenação, que fará o registro no SIE WEB após aprovação do Colegiado do Curso. Para comprovação da parte flexível, só serão aceitas aquelas atividades realizadas após o início do curso de graduação.

Com o objetivo de facilitar os devidos encaminhamentos é recomendado que o aluno dê entrada na documentação, a medida que for realizando as referidas atividade, pois na maioria das vezes o aluno deixa para entregar toda documentação de uma única vez, e geralmente na semana da formatura, sobrecarregando o setor.

 

INGRESSO

Atualmente a única forma de ingresso no curso de Medicina do Campus Arapiraca é através do SISU. O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

 

INTERCÂMBIO

O Intercâmbio pode ser feito seguindo os editais que são ofertados por diversas Instituições de Ensino nas quais os alunos se inscrevem e passam por seleção. Os editais geralmente são divulgados na paginas da UFAL. Depois que estes alunos são selecionados devem procurar a Coordenação do Curso para receberem as orientações e encaminhamentos necessários.

 

LICENÇA MÉDICA E LICENÇA MATERNIDADE

Em caso de falta às aulas por razões de doença, o aluno deverá procurar o CRCA (Departamento de Registro e Controle Acadêmico), situado no prédio da Reitoria, de posse do atestado médico. O CRCA fará o encaminhamento do aluno à Junta Médica da UFAL.

O estudante deverá comparecer à Junta Médica na data agendada e, após a consulta, o médico expedirá um documento informando a respeito da Licença Médica. De posse deste documento, o estudante deverá retornar ao DRCA, que fará o registro da Licença no sistema acadêmico (SIE WEB).

O mesmo processo deverá ser feito em relação à licença maternidade.

Obs.: Se o estado de saúde não permitir que o aluno compareça ao CRCA com o atestado, um parente dele poderá fazer isso.

 

MATRÍCULAS

Matrícula dos Ingressantes (Feras)

Os alunos ingressantes passam por dois tipos de matrícula: a Institucional e a Acadêmica.

No início do ano, geralmente em janeiro, os alunos aprovados no processo seletivo (ENEM/SISU) e convocados para matrícula no curso realizam a matrícula institucional. Esta consiste na apresentação dos documentos solicitados por meio do edital de matrícula e geralmente ocorre na coordenação de curso. No edital também são informados o dia e a hora da matrícula.

Após a matrícula institucional, os alunos que iniciarão as aulas no 1º semestre serão matriculados nas disciplinas do 1º período do curso, no sistema acadêmico SIE WEB. Esta é a chamada matrícula acadêmica e é realizada pelo NTI (Núcleo de Tecnologia da Informação).

Os alunos que iniciarão o curso no 2º semestre terão que retornar à coordenação de curso, em data especificada também no edital de matrícula, para a confirmação da matrícula. Só após esta confirmação é que o NTI fará a matrícula acadêmica destes alunos.


Matrícula Acadêmica Online

Depois que concluir o primeiro semestre de curso, o aluno deverá, antes do início das aulas de cada semestre seguinte, realizar sua matrícula online no sistema SIE WEB. O período para realização desta matrícula encontra-se no Calendário Acadêmico.

No SIE WEB, o aluno faz a matrícula em cada uma das disciplinas que cursará no semestre. É importante saber que o sistema prioriza as disciplinas de períodos anteriores nas quais o aluno tenha sido reprovado, portanto não será possível deixar de fazer matrícula nestas disciplinas. Também não será possível fazer matrícula em disciplinas cujos pré-requisitos ainda não tenham sido cumpridos.

Veja mais informações sobre a matrícula acadêmica acessando o endereço eletrônico:http://www.ufal.edu.br/estudante/graduacao/legislacao/normas/matricula_academica


Ajuste de Matrícula

O ajuste de matrícula é para aqueles alunos que não conseguiram realizar a matrícula online ou que a fizeram, mas com alguma pendência. O ajuste geralmente ocorre uma ou duas semanas antes do início do semestre letivo e está previsto no Calendário Acadêmico. O ajuste de matrícula é feito na coordenação do curso, devendo o próprio aluno comparecer para solicitá-lo.


Matrícula Vínculo e Cadastro do TCC

O aluno que já cursou todas as disciplinas obrigatórias e eletivas e que continuará matriculado apenas para fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), deverá comparecer à coordenação do curso, no período de matrícula online ou de ajuste de matrícula, para solicitar sua matrícula vinculo. Na ocasião deverá ser feito também o cadastro do TCC no SIE WEB. Para tanto a coordenação de TCC deverá informar à coordenação do curso o nome do orientador e o tema do trabalho.

 

MOBILIDADE ACADÊMICA

Ocorre quando os alunos manifestam interesse de cursar disciplina ou realizar estágios em outras IES.

A mobilidade mais frequente está entre os alunos que realizam estágio de internato. As Diretrizes Curriculares Nacionais estabelece que os alunos matriculados nos estágios de internato (9º, 10º, 11º e 12º períodos) podem realizar 25% destes em outra IES. Os procedimentos variam de instituição para instituição, porém é obrigatório o convênio entre as partes.

O aluno interessado deve procurar a instituição na qual deseja realizar o estágio e solicitar vaga mencionando o que quer fazer e o período. Em caso de aceitação a instituição que receberá o aluno mencionará quais os procedimentos a serem feitos (preenchimento de formulário, documento institucional solicitando vaga etc.), como já dito, cada instituição tem suas exigências.

O aluno deverá informar previamente à Coordenação e ao Colegiado do curso o que pretende fazer e o período necessário, pois deve haver compatibilidade entre o que será realizado fora e o que é exigido no curso de Medicina do Campus Arapiraca.

 

O SISTEMA ACADÊMICO SIE WEB

O SIE WEB é o sistema acadêmico utilizado pela Ufal para o registro de matrículas, frequência e notas dos alunos. A partir dele o estudante pode acessar comprovante de matrícula, histórico analítico, certidão de vínculo e boletim escolar, entre outras informações.

Neste sistema também encontram-se os dados de contato do aluno. É muito importante que os discentes mantenham endereço, telefones e e-mail atualizados no SIE WEB, para o caso de a Coordenação de Curso precisar entrar em contato.

O acesso ao SIE WEB pode ser feito pelo site da Ufal ou diretamente pelo endereço https://sistemas.ufal.br/academico/login.seam?cid=60160

 

TRANCAMENTO DE DISCIPLINA(S) E DE CURSO

O trancamento de matrícula no curso ou em disciplina(s) poderá ser solicitado pelo aluno, junto à coordenação de curso, durante período especificado no Calendário Acadêmico.

Os formulários de solicitação estão no portal do aluno, no site na UFAL, nos seguintes endereços:

  • Formulário para Trancamento de disciplina(s):

http://www.ufal.edu.br/estudante/arquivos/v1/drca/formularios/trancamento-de- disciplina

  • Formulário para Trancamento de matrícula no curso:

http://www.ufal.edu.br/estudante/arquivos/v1/drca/formularios/trancamento-de-matricula

Para maiores informações sobre trancamento de curso e de disciplinas, acesse a Resolução nº 56/95 - CEPE/UFAL , no endereço eletrônico abaixo:

http://www.ufal.edu.br/estudante/graduacao/legislacao/normas/documentos/resolucoes/resolucao_56_95_cepe

 

TRANSFERÊNCIA E REOPÇÃO DE CURSO

Antes do final de cada semestre letivo, o CRCA divulga, por meio do site da UFAL, um edital de transferência e outro de reopção de curso. As vagas para transferência são preenchidas por alunos vindos de outras instituições, já as de reopção, são destinadas a alunos da UFAL que desejam mudar de curso.

Os interessados deverão fazer a inscrição no DRCA, conforme orientações dos editais. Os pedidos de reopção serão analisados pelos coordenadores de curso. Os alunos que solicitarem transferência passarão por seleção conforme especificado também no edital.

Os períodos definidos para abertura dos referidos editais e para as inscrições encontram-se no Calendário Acadêmico

 

TESTE DE PROGRESSO

A Coordenação do Curso Médico da UFAL, sentindo a necessidade de uma avaliação interna e admitindo a importância do Teste do Progresso solicitou da Comissão de Avaliação do Ensino-aprendizagem, o apoio para instituição deste instrumento.

O teste do progresso será uma prova composta de 120 questões, totalmente elaborada na instituição que abrange as áreas referidas. São todas questões de múltipla escolha (5) a partir de um caso elaborado para este fim. É a mesma prova para todos os alunos de todos os períodos da medicina já que é composta de várias questões de complexidade diferentes.

O teste do progresso é institucionalizado, isto é, tem que ocorrer na instituição, mas a participação do aluno é voluntária. O teste ocorre em um dia da semana previamente escolhido no calendário e nesse dia não ocorrerá aula. Sendo fortemente recomendado a todos os alunos a sua participação.

Várias instituições brasileiras conferem pontuação especial ao aluno recém-egresso que vai concorrer aos programas de residência médica. O aluno terá direito a um certificado de participação conferido pela coordenação do curso. Para o aluno que acompanha o seu desenvolvimento e para a Instituição que avalia o seu currículo é extremamente importante esta avaliação interna.

Para solicitar dispensa de disciplina o aluno deverá comparecer à Coordenação do curso com o histórico de curso realizado anteriormente acompanhado do programa da disciplina que o aluno quer que seja aproveitada.