Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Enfermagem / Pesquisa / Laboratório do Sono

Laboratório do Sono

Uma pesquisa sobre a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (Saos), coordenada pela professora Christiane Cavalcante Feitoza, foi iniciada durante seus estudos de mestrado e doutorado, envolvendo o tratamento cirúrgico de indivíduos portadores da síndrome. Essa linha de pesquisa teve continuidade quando Christiane ingressou como docente no Campus Arapiraca, estabelecendo uma parceria com o Laboratório de Reatividade Cardiovascular (LRC) da Ufal. 

“A Saos é uma condição crítica, de etiologia multifatorial, associada a distúrbios metabólicos que comprometem a qualidade de vida do indivíduo em vários aspectos”, explicou a docente. Com o projeto aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), os estudos agora contam com dois alunos de graduação e visam estudar medidas anatomoantropométricas, bem como o predomínio da Saos no ambiente universitário. 

O objetivo é detalhar o biotipo de indivíduos apneicos ou não, para que sejam realizadas análises de correlação. Segundo a professora, a participação de voluntários para a coleta de dados terá início em outubro deste ano, pois a equipe do projeto ainda está padronizando a metodologia a ser utilizada.

“Espera-se despertar na comunidade a importância de conhecer, prevenir e tratar as comorbidades relacionadas aos distúrbios do sono: ronco e apneia, além de colaborar com a literatura, encontrando respostas que venham a elucidar mecanismos que ainda são desconhecidos”, adiantou Christine. 

Além dessa pesquisa sobre a Saos, também estão sendo desenvolvidas pesquisas na área da Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (DTM/DOR), Trauma Dental e Ortopedia Funcional dos Maxilares, em parceria com a Faculdade de Odontologia da Ufal (Foufal).