Docentes

Prof. Me. Ailton Cotrim Prates

Doutorando em Educação na Universidade Federal da Bahia (PPGE/FACED/UFBA). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2014). Graduação em Licenciatura Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia (2002). Professor em Magistério de 2º Grau pelo Colégio Estadual Norberto Fernandes (1992). Estudos Adicionais em Alfabetização (1200h - Colégio Estadual Norberto Fernandes - 1995). Atualmente, professor Assistente da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, do Curso Educação Física Licenciatura, ministrando disciplinas de Metodologia do Ensino dos Esportes Coletivos e Individuais (1 e 2). Orientação de trabalhos com foco na Cultura Corporal e em Políticas Públicas de Esporte e Lazer. Coordenador do Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer - Rede CEDES Alagoas, desde dezembro de 2015. Coordenador de Estágio Supervisionado do Curso de Educação Física Licenciatura , da UFAL, Campus Arapiraca, desde Janeiro de 2016. Coordenador de Monitoria do Curso de Educação Física Licenciatura, da UFAL, Campus Arapiraca, desde Janeiro de 2015 a dezembro de 2017. Membro do Comitê Científico do Grupo de Trabalho Temático Movimentos Sociais, do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Gestões 2015-2017 e 2017-2019). Professor, efetivo, da rede municipal de ensino do município de Piraju-SP, de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2012. Professor efetivo da rede municipal de ensino de Caculé-Bahia de julho de 1999 a junho de 2014. Coordenador Geral Pedagógico pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Janeiro de 2005 a outubro de 2010. Mobilizador Local do Projeto Selo Unicef Município Aprovado, Edições 2006, 2008 e 2009-2012, nos temas: Cultura Popular; Educação Ambiental; Participação Política de Adolescentes; Esporte e Cidadania; Participação Política de Adolescentes e Orçamento Público; Cultura e Identidade Étnico-Racial; e Educação para a Convivência com o Semi-Árido. Coordenação da elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) do município de Caculé-Bahia (2013-2014) e Tutor municipal do programa do MEC/FNDE, Formação Pela Escola (2013-2014).

Lattes

E-mail: ailton.prates@arapiraca.ufal.br

Prof. Dr. Arnaldo Tenório da Cunha Júnior

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Faculdades Reunidas de Admin. Ciências Contábeis e Econômicas de Palmas (1992), mestrado em Multidisciplinar em Ciências da Saúde Humana pela Universidade do Contestado (2002), doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e pós-doutorado em Treinamento Desportivo pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (2010-2011). Atualmente é professor com dedicação exclusiva do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca e Membro do Colegiado do Programa de Pós Graduação em Ciências e Sociedade do Curso de Mestrado em Ciências e Sociedade da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. É coordenador e professor pesquisador do Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde (LACAPS) da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. É pesquisador colaborador do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana, e pesquisador colaborador da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Desportivo, Atividade Física na Promoção da Saúde e Medidas e Avaliação.

Lattes

E-mail: arnaldo.junior@arapiraca.ufal.br 

Prof. Me. Bruno Barbosa Giudicelli

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (2002) e mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho (2007). Aluno do Programa de Doutoramento em Ciências do Desporto da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Portugal, no Ramo Treino Desportivo. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Alagoas.

Lattes

E-mail: bruno.giudicelli@arapiraca.ufal.br 

Prof. Dr. Bruno Cleiton Macedo do Carmo

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL; Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL; Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL; e Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Desenvolve projetos de pesquisas nas áreas de educação e saúde escolar com ênfase em inclusão escolar, formação de professores, relações de gênero e avaliação do desenvolvimento corporal e cognitivo.

Lattes

E-mail: bruno.carmo@arapiraca.ufal.br

Profa. Dra. Joelma de Oliveira Albuquerque

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (2004), Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer pela UFBA (2006), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Professora do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (Campus Arapiraca). Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer da UFAL. Compõe o comitê científico do GTT Movimentos Sociais do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, e a comissão nacional dos Grupos HistedBr, representando a Rede LEPEL de Grupos de Pesquisa. Foi Pró-Reitora de Extensão da UFAL entre os anos de 2016 e 2020. Foi coordenadora de área do PIBID Educação Física, e colaboradora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da FACED/UFBA. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Metodologia do Ensino e da Pesquisa, Epistemologia, Prática Pedagógica e políticas públicas. Outros projetos da qual participou: MEC/PROEXT/SESu/UFAL (Extensão) de formação continuada de professores do campo; o PIBIC/CNPq/UFAL (Pesquisa), coordenado a pesquisa EPISTEFNORDESTE em Alagoas; em nível regional com projeto junto à Unicamp/FAPESP sobre a produção do conhecimento em Educação Física no Nordeste; em nível Nacional, junto a UFBA/DIESPORTE/Ministério do Esporte, além de projeto em nível internacional junto a Universidade Técnica de Braunschuweig, Alemanha.

Lattes

E-mail: joelma.albuquerque@arapiraca.ufal.br

Prof. Dr. Israel Alexandria Costa

Licenciado em Filosofia; Bacharel em Direito; Especialista em Aplicações Pedagógicas dos Computadores; Mestre, Doutor e PhD em Filosofia, com dissertação, tese e trabalho pós-doutoral em torno da problemática ética e político-pedagógica na modernidade; líder do Grupo de Pesquisa Gnosiologia, Ética e Informação (GP GEINFO) / CNPq. Atualmente, Servidor Público Federal no cargo do Magistério Superior, lotado como Prof. Adjunto III no Campus Arapiraca da UFAL, junto ao Núcleo de Estudos Humanísticos Transdisciplinares.

Lattes

E-mail: israel.costa@arapiraca.ufal.br 

Prof. Dr. Leonardo Gomes de Oliveira Luz

Possui Licenciatura Plena em Educação Física e Desportos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2005), na área de Atividade Física e Desempenho Humano, sob a orientação do Professor Dr. Paulo de Tarso Veras Farinatti. Recentemente, terminou o Doutorado no Programa de Ciências do Desporto, Ramo da Atividade Física e Saúde, na Universidade de Coimbra, Portugal, sob a orientação do Prof. Dr. Manuel João Coelho e Silva. Leciona no Ensino Superior há 20 anos (Licenciatura - 20 anos e Bacharelado - 7 anos). Desde Janeiro de 2009, é Docente com Dedicação Exclusiva da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Arapiraca, onde desenvolve ensino, extensão e pesquisas no Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde (LACAPS). Tem publicado 1 livro, 9 capítulos de livros e 28 artigos em periódicos científicos, dos quais 16 foram publicados nos últimos 3 anos. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase no crescimento humano, maturação biológica, avaliação da competência motora de crianças e adolescentes, prescrição de exercícios físicos para promoção da saúde e letramento corporal. Atualmente, na gestão, ocupa o cargo de Líder do LACAPS (@lacaps.ufal) e Coordenador de Pesquisa do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.

Lattes

E-mail: leonardoluz@arapiraca.ufal.br 

Profa. Ma. Tatiane Trindade Machado

Doutoranda em Educação Universidade Tiradentes/UNIT. Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes/UNIT. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe (2008).É especialista em Direito Educacional ( PIO X) e em Educação a Distância, Gestão e Ead ( FERA). Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia, Ciência Politica e Educação. Orienta TCC's com a temática capoeira. Integrante pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas (GEPES- CNPQ/ UNIT ). Coordenadora da Pós graduação em Metodologia do ensino da Capoeira ( A primeira especialização em Capoeira do Nordeste) Professora Conteúdista da Disciplina Capoeira para o curso de Educação Física EAD/ UNIT ( Universidade Tiradentes ). Coordenadora do Grupo de Estudos Capoeira, Sujeitos e Práticas Educativas ( CASUPE )/UFAL. Coordenadora ACE ( atividade curricular de extensão) 3/ UFAL, Professora Metodologia do Ensino da Capoeira e Técnica em Assuntos Educacionais/ UFAL.

Lattes

E-mail: tatiane.machado@arapiraca.ufal.br

Profa. Ma. Vannina de Oliveira Assis

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (2002), especialização (2004) e mestrado (2008) em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho. É professora Assistente 1 da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia do Ensino da Educação Física Escolar, Currículos e Programas para a Educação Física Escolar, o Jogo e a Dança enquanto conteúdos de ensino-aprendizagem na Educação Física Escolar. Foi coordenadora do PIBID do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFAL-Arapiraca de 2016 à 2020. É membro do Colegiado do curso desde 2008 e do NDE desde 2014.

Lattes

E-mail: vannina.assis@arapiraca.ufal.br