Você está aqui: Página Inicial / Institucional / A Assessoria

Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Segurança Pública - @edhesp

Logo Aedhesp

Após um longo percurso, a AEDHESP faz um balanço das ações realizadas e apresenta um saldo positivo no trato das questões relacionadas aos Direitos Humanos e Segurança Pública, na perspectiva da EDH, inclusive, a elaboração de uma minuta que será apreciada na reunião de pró-reitores com o Gabinete do Reitor – GR para emitir parecer quanto a sua inclusão no Regimento da UFAL. A expectativa é de que a aedhesp exista de fato e de direito, com o reconhecimento institucional. Na sequência, deverá ser avaliado o Plano Universitário de Segurança Pública – PLANUSP, cuja construção contou, inicialmente, com a participação de representantes estudantis e sondagem de opinião das diferentes categorias que transitam no espaço acadêmico. Vale considerar que, tal iniciativa poderá se tornar uma referência, já que a consulta realizada nas demais universidades resulta na inoperância de políticas públicas de segurança. Dois outros itens devem fazer parte da agenda: assessoramento à implementação da polícia cidadã e a escola segura.  

A complexidade das relações na sociedade contemporânea faz emergir novos riscos, ameaças e limitações que realçam a insegurança dos cidadãos. Nos espaços da academia (capital e interior) a forte demanda da segurança; conjugada com o aumento da violência e o sentimento de insegurança das diferentes categorias que os habitam; exige o redimensionamento dos processos de gestão e adoção de novas práticas que devem mediatizar ação social e ação policial cidadã nas medidas de segurança para aqueles que transitam nos campi da UFAL.

 

Por isso mesmo, a @edhesp é órgão responsável pela divulgação das ações e dos objetivos estratégicos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no que se refere à Educação em Direitos Humanos e Segurança Pública, cuja competência envolve: planejar, pesquisar, coordenar e responder por todas as matérias relacionadas às questões dessa natureza nos espaços da academia e da sua representação na sociedade.


O objetivo é formar e informar sobre a relação entre Direitos Humanos e Segurança Pública no contexto contraditório das relações sociais, bem como desenvolver processos metodológicos participativos e de construção coletiva de uma educação que institua o respeito e valorização da diversidade, adoção de novas práticas e emancipação política. A partir de uma gestão que articula princípios éticos com fundamentos teórico-filosóficos de uma educação inclusiva, a Assessoria promove eventos como seminários, congressos e capacitações em níveis de graduação e pós-graduação.


Coordenada pela Profa. Dra. Mara Rejane Ribeiro, @edhesp conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI); Ministério da Justiça e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Já em âmbito interno, sua estrutura organizacional está vinculada à Pró–Reitoria de Extensão (Proex), embora em suas atribuições gerais, conste o assessoramento ao GR, exercendo o papel de representação da Ufal nos respectivos assuntos.


AEDHESP se configura num instrumento de reestruturação da Rede de Educação em Direitos Humanos (REDHBRASIL) em Alagoas; o que viabiliza a instauração do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Políticas Públicas de Segurança e Educação em Direitos Humanos (NIPEDH) na Ufal como parte integrante do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos (CEEDHAL) em Alagoas, em conformidade com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos - PNEDH.


A proposta – expressa em suas ações individuais e coletivas – conta com um número significativo de pesquisas desenvolvidas no trato da inacessibilidade dos Direitos Humanos e Segurança Pública, além de vários projetos aprovados pelos órgãos já citados para a formação e ressignificação da práxis de educadores e profissionais que atuam na justiça e segurança pública pela via da interdisciplinaridade.

 

Topo